Tosha Schareina venceu pelo segundo dia seguido para confirmar a condição de um dos favoritos ao título no Rally Dakar 2026. Ele assumiu a liderança geral das motos nesta quarta-feira (7/1), na Arábia Saudita, em estágio que mexeu bastante com a classificação da prova. Ricky Brabec e Skyler Howes levaram a equipe Monster Energy Honda HRC a ocupar os três primeiros lugares da quarta etapa, completando a primeira parte da Maratona de forma incrível para o time.
Com largada em AlUla, o percurso do dia forçou os pilotos a administrarem o ritmo diante das mudanças constantes de terreno entre platôs rochosos, cânions arenosos e lajes de pedra, sem descuidarem dos equipamentos. Pelo regulamento da Maratona, ao chegarem no acampamento, os competidores não puderam receber ajuda externa para a manutenção das máquinas, tornando crucial a conservação das motos.

Foto: HRC
Schareina se viu diante da desafiadora tarefa de abrir a especial (foi o primeiro a largar) com a Honda CRF450 RALLY – uma tarefa familiar para o espanhol ao longo de suas participações no Mundial de Rally Raid, e uma missão que o agrada. Mais uma vez ele correspondeu às expectativas cruzando todos os pontos de controle à frente, somando bônus de tempo como líder e assegurando a vitória do dia, apenas seis segundos à frente de Brabec. Foi sua segunda vitória de etapa nesta edição, um número que ele pretende aumentar nos próximos dias.

Foto: HRC
Brabec também estava em excelente forma e, depois do duelo com Schareina na véspera, os dois protagonizaram mais uma intensa batalha ao longo dos 417 km da especial desta quarta-feira. O norte-americano alcançou o colega de time na marca do km 200 e também se beneficiou com os bônus de tempo pela segunda colocação. Depois de 16 horas, 45 minutos e 40 segundos de rally, os dois estão rigorosamente empatados em tempo na frente. Schareina lidera no critério de desempate, por ter vencido a especial do dia.

Foto: HRC
Apesar de não se sentir bem, Skyler Howes continuou a aumentar seu ritmo e mostrou que permanece de olho nas primeiras posições. O terceiro lugar da etapa, a apenas 10seg de Schareina, mostrou que a intensa preparação do norte-americano trouxe resultados. Embora seja o sétimo na geral, Howes se aproximou dos pilotos que lutam pelo terceiro lugar. No entanto, as preocupações com o desgaste de pneus demonstradas no acampamento da Maratona o fazem torcer para que a borracha resista à traiçoeira quinta etapa, repleta de pedras e com chegada em Hail.

Foto: HRC
Adrien Van Beveren, por sua vez, deu início à missão de recuperar terreno após a queda e os problemas de navegação enfrentados nas primeiras etapas. Nono do dia, a pouco mais de cinco minutos de Schareina, o francês agora está a 27 minutos e 24 segundos da liderança, em busca de bons resultados nos próximos dias. Ele também é o nono colocado na classificação geral.
Com uma tarde em torno da fogueira e uma noite sob as estrelas, os pilotos esperam ter um bom e necessário descanso para enfrentarem a segunda parte da Maratona. Ao fim dela, reencontrarão o restante da equipe Monster Energy Honda HRC no acampamento de Hail.
Válida como abertura do Campeonato Mundial de Rally Raid, a 48ª edição do Rally Dakar inclui quase oito mil quilômetros de desafios – cerca de cinco mil deles de trechos cronometrados. A prova começou no dia 3, com o prólogo, e a chegada será no dia 17 de janeiro, em Yanbu.
Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda HRC) – “Os resultados foram realmente bons em um dia difícil. Não imaginávamos que Tosha pudesse vencer andando à frente o tempo em uma especial longa e exigente. Ele me disse que manteve um ritmo controlado e não correu riscos. Ricky também fez uma boa etapa. Ele alcançou Tosha por volta do km 200 e os dois andaram juntos até o fim. Skyler aproveitou bem a posição de largada favorável para ser o terceiro. Adrian buscou aumentar seu ritmo depois da queda. Vejamos como será a quinta etapa, até agora a Maratona foi bastante dura. Espero que os pilotos retornem a Hail em boa condição”.
Ricky Brabec #9 – “Foi uma longa etapa. Larguei em segundo, logo depois de Tosha. Ele fez um excelente trabalho abrindo a especial. Não comecei tão rápido mas, felizmente, encontrei o ritmo ideal e passei a andar mais forte. Alcancei Tosha e juntos encaramos os últimos 200 km, foi interessante e divertido. Acredito que nós dois estamos em ótima posição, e ambos felizes pelo dia. O terreno e a navegação eram complicados, pois estávamos em grandes lajes sem caminhos definidos e tínhamos que seguir a direção indicada no CAP e confiar em nós mesmos para chegar ao final, na esperança de encontrar uma estrada. Em alguns momentos foi desafiador, precisei sair do caminho ideal e tive que compensar a direção indicada pelo CAP. Por duas vezes tive sorte, já que o waypoint abriu. Em seguida diminuí um pouco a velocidade para me concentrar na navegação. Alcancei Tosha antes do reabastecimento e navegamos bastante juntos. Foi muito bom, fizemos um ótimo trabalho. Só precisei verificar os pneus no acampamento, a moto está perfeita”.
Tosha Schareina #68 – “A missão para o dia era abrir a especial do começo ao fim e foi o que fiz. Na marca do km 200, Ricky me alcançou e andamos juntos até o fim. Os 200 km finais não foram fáceis, eu imaginava uma navegação menos exigente, mas finalmente chegamos ao acampamento da Maratona. Tentarei descansar e dormir bem. Está tudo bem com a moto, agora vamos ver como será a próxima etapa, se haverá trechos com pedras mais uma vez”.
Resultados – Rally Dakar 2026 / Arábia Saudita
Classificação após a etapa 4 / Motos Geral (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – 16h45min40seg
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +0seg
3 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +1min24
4 – Edgar Canet (ESP) – #73 – +11min22seg
5 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +11min06seg
Classificação após a etapa 4 / Categoria Rally GP (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – 16h45min40seg
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +0seg
3 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +1min24
4 – Edgar Canet (ESP) – #73 – +11min22seg
5 – Luciano Benavides (ARG) – #77 – +11min06seg
Etapa 4 Motos / Geral (extraoficial)
1 – Tosha Schareina (ESP) – #68
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +6seg
3 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +10seg
4 – Ross Branch (BOT) – #46 – +16seg
5 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +2min37eg
Etapa 4 Motos / Categoria Rally GP (extraoficial)
1 – Tosha Schareina (ESP) – #68 – 4h31min56seg
2 – Ricky Brabec (EUA) -#9 – +6seg
3 – Skyler Howes (EUA) – #10 – +10seg
4 – Ross Branch (BOT) – #46 – +16seg
5 – Daniel Sanders (AUS) – #1 – +2min37eg











