Início ENTREVISTAS Conheça SpeedFire a revelação do BMX nacional

Conheça SpeedFire a revelação do BMX nacional

Riders Inc

O mundo do BMX é um universo paralelo para muitos. Dentro do universo esportivo, as bikes com aro 20 são usadas em diversas modalidades, desde a vertente olímpica (BMX Race), como atividades mais “undergrounds”, como o BMX Freestyle.

O fato é que muitos garotos (as) têm contato com o BMX em algum momento da vida, seja como brincadeira de criança ou realmente adotam este estilo de vida único.

Por intermédio de Douglas Leite, o Doguete, piloto profissional de BMX, conhecemos uma das principais revelações do BMX nacional.

Alexandre Lira, mais conhecido como SpeedFire, tem 13 anos e mora em São Bernardo do Campo (SP). “Ele é um garoto muito humilde em todos os sentidos, como pessoa e de família. É carismático e faz amizade com todos facilmente”, conta Doguete.


“Uma coisa muito boa dele, é que mesmo sendo novo, é super determinado, ele corre atrás do que quer”, descreve Doguete que é conhecido por ser o detentor do maior aéreo já realizado na história dos X Games.

Ele é super determinado, ele corre atrás do que quer.

Na base da tentativa e erro, Alexandre Lira vai evoluindo:

“Ele vai e aprende, ele está focado e absorve corretamente tudo que falamos para ele, desde manobra, lição de vida e moral, ele entende as dificuldades e enfrenta seus medos como eu nunca vi ninguém enfrentar”, acrescenta o mentor Doguete.


Confira a primeira entrevista da carreira de Alexandre Lira, o “Speedfire”, com os comentários de Doguete.

Como começou no BMX?

Cheguei muito louco sem sader de nada, fazendo tudo errado, pulando e descendo tudo. Foi assim que tudo aconteceu, conheci o Rodrigo Lopes Crivelaro “Tiuzinho” que pediu pra eu gravar um vídeo (veja abaixo), Ele comentou que quando o Doguete voltasse dos Estados Unidos eu ia “jantar” ele nas manobras, mas eu não sabia que o Doguete era profissional e andava muito. Depois de uma semana, o “Tiuzinho” pediu para falar quem eu era, ai o Doguete logo deu muita risada e ficou brincando comigo. Então tive a surpresa, ele começou a andar e soltar uma manobra atrás da outra, ai eu falei “NOSSAAAA”… Comecei a me apaixonar mais pelo BMX e conhecer mais a galera de São Bernardo e graças a Deus, percebi que tinha ganho uma segunda família, a família bmx, são anjos na minha vida, eles me ajudarão a estar aqui sorrindo, hoje devo tudo à eles.

Qual bike pedala ?

Pedalo uma bike mista, com peças que eu e outras que os bmxers de São Bernardo me arrumaram. Vou fazer um bike check abaixo:
Quadro: Hoffman bikes
Garfo: Hoffman bikes
Guidão: Hammer
Mesa: Hammer
Rodas e cubos : MoB
Pneus; FlyBikes
Pedivela: GTS

Onde pedala?

Treino na pista (skatepark) de São Bernardo do Campo.

“Quando ele apareceu pela primeira vez, logo de cara chamou nossa atenção, por nunca ter andado na pista e mesmo assim, dropando as transições com a maior facilidade e pulando tudo que vinha pela frente, parecendo um foguete, que deu origem ao seu apelido”, comenta Doguete.

Quando pedala?

Treino sempre na parte da manhã ou à noite, de quarta a domingo, porque de tarde tenho escola.

[“Não deixamos ele faltar ou trocar a escola pelo bmx, sei que não é legal.Temos um acordo dele se dedicar na escola e ajudar a mãe dele, e nós ajudamos ele, e mantemos a bike com Ele, fazemos um tipo “tratamento de choque” para que ele aprenda como a vida é difícil e foi difícil para todos nós, assim ele entende mais como tudo depende da força e determinação dele querer ser alguém na vida!”, conta.]

Andar de BMX é uma coisa que me faz sentir feliz e único, no meio dos problemas…
Por quê pedala?

Andar de BMX é uma coisa que me faz sentir feliz e único, no meio dos problemas… E o BMX tem me dado novos amigos, é sempre bom ter com quem contar, porque sozinho ninguém vive, temos sempre que ter amizades, além de que me passa uma forte emoção andar de BMX.

Qual foi sua primeira bike?

Foi uma JNA, um tipo de bike que não era para o esporte, ela não aguentaria um dia de treino, então meus amigos me ajudaram e tudo mudou na minha vida.

Quem são suas inspirações para pedalar?

São várias pessoas, são todos que vem para me ajudar quando não sei algo. Nunca tive um só, são vários amigos, pois sempre que preciso aprender uma manobra, eles vão e me mostram como se faz. Por enquanto é o pessoal de São Bernardo: Doguete, Cabelo, Tiuzinho, Índio, Rabisco, Testa, Caio Philip, Fer PULA, GuBalaLoka e muitos outros, que não lembro o nome ou apelido. Estou começando e ainda vou conhecer mais atletas do bmx para me inspirar!

Se você quiser apoiar este atleta, basta falar com o Doguete, que está apresentando o caminho do esporte profissional. “Agradeço pelo espaço e para quem quiser apoiar este atleta e só vir falar comigo, seja um marca, loja, tênis, qualquer tipo de ajuda sempre é bem-vinda, quero fazer por ele o que não tive no começo da minha carreira!”, conclui Doguete.

Para seguir os passos do “Speedfire”, procure no Instagram @SPEEDFIREBMX e também pelo @DOGUETEBMX.

Publicado originalmente por: André Piva | Fotos: André Duarte | Comentários: Douglas Leite “Doguete”

 

Google search engine