InícioENTREVISTASEntrevista com Rigor Rico, o maior...

Entrevista com Rigor Rico, o maior piloto de Hard Enduro da América Latina, que acaba de conquistar seu 8º título nacional na modalidade

Publicado em

SR: Rigor, para abrir o nosso papo, gostaria de focar no seu 8º título recém-conquistado no Campeonato Brasileiro de Hard Enduro. Algum tempo atrás, a modalidade era pouco conhecida e divulgada, mas agora, com a nova direção do Balasso e com os esforços múltiplos de inúmeros amantes da modalidade, o Hard deu um “boom” no Brasil e está roubando a cena. Você é o CARA do Brasil na principal categoria, mesmo com uma invasão de pilotos TOP 10 do mundo. Você acaba de alcançar o título com uma etapa de antecedência. Como está essa excelente fase da sua carreira?

Rigor: Eu sabia que esse ano seria diferente. Estamos trabalhando duro pela modalidade há anos, e finalmente ela está alcançando a posição que merece no mercado nacional. E quanto ao resultado do título nesse cenário GRINGO, acredito que seja devido a todo o meu esforço. Me empenhei muito para a disputa do Latino-Americano e, em seguida, não deixei baixar o nível dos meus treinos para estar bem preparado para o Romaniacs, e tudo isso refletiu diretamente na disputa do Brasileiro de Hard. Mesmo com o alto nível dos pilotos na disputa, consegui conquistar o título uma etapa antes do final da temporada, sendo esse meu 8 título na modalidade Hard e o 12º dentro do off road nacional, pois tem mais 4 títulos Brasileiros no Enduro também!

SR: Esta foi a sua 6ª participação no Red Bull Romaniacs, considerada a edição mais difícil de todos os tempos. Como você se sentiu nesta edição?

Rigor: Sem dúvida, foi a edição mais difícil em que participei, sendo o primeiro dia o mais difícil da história da competição. Mas, por outro lado, foi o ano em que eu estava mais bem preparado, no meu auge físico e técnico.

SR: Sendo o maior nome do Hard Enduro na América Latina, quais são os seus planos para o futuro?

Rigor: Quero me consolidar como a referência aqui nas Américas. Fazer algumas provas nos Estados Unidos e competir uma temporada completa na Europa. Acho que meu momento está chegando, e me sinto preparado para realizar esse sonho.

SR: O que você acha da presença crescente de pilotos internacionais no Brasil, inclusive no Hard Enduro?

Entrevista com Rigor Rico, o maior piloto de Hard Enduro da América Latina, que acaba de conquistar seu 8º título nacional na modalidade

Rigor: Esse intercâmbio é muito importante para a modalidade. Já deu certo em outras modalidades como Motocross, Rally e Enduro. Fico feliz em ser o nome a ser batido, e as marcas procurarem pilotos ao redor do mundo para tentar ganhar de mim me motiva ainda mais a trabalhar duro. O nível deste ano está muito forte, mas me mantive competitivo e estou dando trabalho para os gringos.

SR: O Campeonato Nacional de Hard Enduro está crescendo e se aproximando do nível dos eventos internacionais. Como você vê essa evolução?

Rigor: Isso é o amadurecimento da modalidade, aliado a organizadores supercompetentes e, sem dúvida, à nova gestão do Rodolfo Balasso, que é o novo diretor da modalidade. Ele trouxe novos patrocinadores e uma visão mais empreendedora para o esporte, transformando as provas em verdadeiros eventos, trazendo muito público e amantes do esporte.

SR: No Romaniacs deste ano, você terminou muito próximo dos TOP 10. O que você acha que ainda falta para você se posicionar entre os melhores do mundo?

Rigor: Acho que falta um pouco de tudo: um pouco de experiência, um pouco de técnica, um pouco de preparo e um pouco da parte mental. Sei que estou no caminho certo, mas, como estou competindo com pilotos oficiais, outra coisa que me ajudaria muito seria uma moto mais preparada e forte.

SR: Como foi a mudança de moto e equipe para esta edição do Romaniacs?

Rigor: Sem dúvida, foi a melhor estrutura que tive até hoje. Já agradeço ao Maurício Fernandes, que fez tudo possível e ainda estava presente como piloto. Foi bem legal participar da corrida com seu chefe correndo também (risos). A moto era original, igual à do Brasil, mas com suspensões oficiais WP, o que me ajudou muito. Coloquei peças, acessórios e protetores dos meus patrocinadores. Na minha opinião, minha moto era a mais bonita da corrida.

Entrevista com Rigor Rico, o maior piloto de Hard Enduro da América Latina, que acaba de conquistar seu 8º título nacional na modalidade

SR: Em relação às trilhas da categoria Gold no Romaniacs, você já havia passado por algumas delas em edições anteriores ou elas mudam completamente a cada ano?

Rigor: Todo ano o circuito muda, com trilhas inéditas, e algumas se repetem. Outro detalhe é que, por exemplo, posso ter descido algum ano e, no outro, subi, e por aí vai. O que define muito o nível é a chuva. Ano passado, subi uma trilha em aproximadamente 3 horas debaixo de uma tempestade; este ano, no seco, fiz em uns 20 minutos. Uma curiosidade é que o último dia desta edição foi basicamente igual ao último dia do ano passado, o que nunca tinha acontecido antes.

SR: O que você acha que é necessário para que o Brasil produza um piloto de Hard Enduro 100% preparado para competir internacionalmente?

Rigor: Acho que é a mesma situação das outras modalidades; precisamos que nossos pilotos tenham essa experiência internacional o quanto antes e com alguma frequência. No final, o que falta é investimento, mas sinto que estamos no caminho certo.

SR: Muitos fãs perguntam por que você não compete na categoria Silver no Romaniacs para garantir um pódio. Qual é a sua opinião sobre isso?

Rigor: Piloto de F1 corre na F1 e não na F2, se é que você me entende. Acho que estou construindo uma história bonita no Romaniacs. Degrau por degrau, vou achando meu espaço e, juntamente, o espaço do Brasil no cenário mundial.

Entrevista com Rigor Rico, o maior piloto de Hard Enduro da América Latina, que acaba de conquistar seu 8º título nacional na modalidade

SR: E quanto aos planos internacionais? Você ainda vê o cenário nacional tão interessante quanto o internacional?

Rigor: Para a minha carreira, seria importante dar esse passo internacional, competindo nas melhores provas do mundo. Mas quero poder defender meu título e bater 10 títulos consecutivos do Hard no Brasil. Agora faltam 2025 e 2026. Bora trabalhar para isso.

SR: Para finalizar, qual foi o maior feito da sua carreira até agora e qual é a sua maior meta a cumprir?

Rigor: Acho que foi minha primeira medalha de “Finished” no Red Bull Romaniacs, na categoria Gold, em minha primeira participação na prova, sendo o primeiro sul-americano a fazer isso, em uma época em que todos duvidavam. Sem dúvida, minha meta é vencer o Romaniacs.

SR: Gostaria de deixar uma mensagem de agradecimento aos seus fãs e patrocinadores?

Rigor: Preciso agradecer a todo mundo que torce por mim e me ajuda a levar a bandeira do Brasil mundo afora. Trabalho duro para representar vocês cada vez melhor e para que nosso país seja reconhecido lá fora também pelo Hard, e não só como o país do futebol. Obrigado a todos vocês e aos meus patrocinadores e apoiadores, que fazem isso tudo possível. Bora treinar!

Entrevista com Rigor Rico, o maior piloto de Hard Enduro da América Latina, que acaba de conquistar seu 8º título nacional na modalidade

Continue arrastando para cima  para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!

VEJA TAMBÉM

AMA Supercross 2026: Tudo o que você precisa saber sobre a segunda etapa | San Diego

Neste sábado, todas as atenções se voltam para San...

Sportech renova com à Yamaha Brasil e fortalece parceria com a GET pelo segundo ano consecutivo

A Sportech, distribuidora brasileira de marcas globais referência em...

Sportech renova com à Yamaha Brasil e fortalece parceria com a GET pelo segundo ano consecutivo

A Sportech, distribuidora brasileira de marcas globais referência em performance e tecnologia para esportes...

ENTREVISTAS

SORTEIO: concorra a uma CR 125 por apenas R$0,99! CLIQUE E SAIBA MAIS

QUE TAL LEVAR PARA CASA UMA CR 125? A lendária e raríssima Honda CR...

James Stewart narrou a primeira vitória de seu irmão Malcom Stewart em Tampa FL

James Stewart, irmão de Malcolm e lenda do Supercross, narrou a vitória histórica na transmissão oficial do SuperMotocross. Malcolm Stewart, piloto da Rockstar Energy...

ENTREVISTA: Enzo Lopes #166, de volta ao “GAME” no AMA SX com exclusividade no...

Depois de uma temporada desafiadora em 2024, Enzo Lopes retorna ao maior campeonato de Supercross do planeta, o AMA SX. O piloto brasileiro, agora...

ÁUDIO: Enzo Lopes comenta 1º etapa do WSX na Europa, clique aqui

Tiago Lopes · Enzo Lopes #56 comenta sobre o WSX na Europa O piloto Brasileiro,...

ÁUDIO: Bernardo Tibúrcio #3 conta como foi vencer o Arena Cross Brasil no último sábado

A etapa final do Arena Cross realizada no último sábado, no Pavilhão de Exposições...

Entrevista Gui Kyrillos 595 Racing Husqvarna

Primeira entrevista com o fundador e chefe da nova equipe 595 Racing Husqvarna, o...

Enzo Lopes comenta participação na abertura do AMA Supercross 2023

No último sábado o piloto Brasileiro, Enzo Lopes #56 fez história numa de suas...

ENTREVISTA: Enzo Lopes #80 e sua família, como você nunca viu!

Na semana de intervalo entre a 1ª e 2ª etapa do BRMX 2022,...

Conheça o CT LORENZO16, palco da 2ª etapa do Catarinense de MX 2022

Em plena semana de carnaval nossa equipe, mais precisamente o time da L3 Movie...

Confirmada no novo time Biker Racing Team, Larissa Dalló #22 conta sua história no Show Radical

No último dia 22/02/2022 a empresa Biker Acessórios apresentou os atletas que irão representar...

Por onde anda Deninho #188 do BR para os EUA

Deninho #188 é um piloto muito querido no Brasil e agora também nos EUA,...

Marcello Leodorico #44 de volta aos EUA, confiram os planos do piloto da BarX Suzuki

Depois de uma longa e árdua jornada no Brasil, devido a pandemia o piloto...

ASW celebra quatro décadas de história com festa na pista

A ASW completa 40 anos e prepara uma comemoração especial para marcar sua trajetória no universo off-road. No dia 25 de janeiro, o ASW Offroad Park, em Mogi das Cruzes (SP), será palco de um evento que reunirá pilotos, fãs e apaixonados pela modalidade em um...

A Moto-Master Brake Systems é a nova marca distribuída com exclusividade, no Brasil, pela SPORTECH

Com um portfólio focado em alta performance e compatível com os principais modelos de...

Acerbis Brasil é anunciada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026

A Acerbis Brasil está oficialmente confirmada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026,...

Ducati Desmo450 MX Factory: moto de motocross mais leve, potente e pronta para corrida

Um ano após a estreia da Desmo450 MX, a Ducati apresenta a versão Factory,...

ATUALIZAÇÃO completa sobre Justin Barcia #51 após forte queda em Anaheim 1 | Supercross

O norte-americano Justin Barcia viveu momentos de grande apreensão durante a rodada de abertura...

LS SHOW: esquenta para abertura do AMA Supercross 2026, com participação especial de Balbi Jr

Acompanhe o "esquenta" do LS Show para abertura do AMA Supercross 2026. Um bate-papo...

AMA Supercross 2026: expectativas para Anaheim 1, estatísticas das aberturas e vencedores da 250SX e 450SX na história da etapa

O AMA Supercross 2026 chega com grandes expectativas na 450SX e na 250SX. Cooper...

AMA Supercross 2026: Eli Tomac domina na 450 e Max Anstie vence na 250 em Anaheim

A temporada 2026 do AMA Supercross começou em grande estilo neste sábado, em Anaheim, com disputas eletrizantes...

Durag Factory Racing amplia atuação internacional com foco em off-road e on-road na AIMExpo 2026 em Anaheim

A Durag Factory Racing, marca brasileira especializada em coroas e pinhões para motocicletas off-road...
Translate »