InícioENTREVISTASENTREVISTA: Conheça Camilo Herrera a aposta...

ENTREVISTA: Conheça Camilo Herrera a aposta da Beta Motor Brasil no Enduro BR 2026

Publicado em

O Enduro brasileiro ganha um reforço de peso para a temporada 2026. O piloto chileno Camilo Herrera é a nova aposta da Beta Motor Brasil para a disputa do Enduro BR, o novo Campeonato Brasileiro de Enduro que estreia com novo formato, regulamento moderno e alto nível técnico. Campeão internacional, vencedor do Red Bull Los Andes, com passagens pelo EnduroGP, ISDE e grandes eventos do calendário mundial, Herrera desembarca no país com status de estrela e fortes chances de brigar diretamente pelo título nacional, especialmente na categoria E3, a bordo da consagrada Beta 300 2T.
Em entrevista exclusiva ao Show Radical, o chileno fala sobre sua trajetória, adaptação ao Brasil, expectativas para a nova temporada e deixa claro: o objetivo é lutar pela vitória geral no Enduro BR 2026.


Entrevista | Camilo Herrera

Equipe: Beta Motor Brasil
Campeonato: Enduro BR – Campeonato Brasileiro de Enduro 2026


SHOW RADICAL: Como começou sua história no motociclismo e no enduro?

C. Herrera:
Tudo começou quando eu tinha 3 anos de idade. Meu pai me ensinou a andar em uma PW50 que era dos meus primos mais velhos. Sempre segui os passos dele. Fui crescendo em um ambiente de competições muito amigável, até que aos 16 anos decidi disputar o Campeonato Nacional Chileno completo e consegui ser campeão na categoria Experts.
Apesar de não competir desde muito pequeno, treinei praticamente toda a minha infância com meus primos Benjamin e Diego, que são multicampeões nacionais. Então, quando comecei a competir, já tinha uma base de pilotagem muito forte.


SHOW RADICAL: Quais momentos da sua carreira você considera mais marcantes até agora?

C. Herrera:
Tenho muitos momentos em cima da moto que nunca vou esquecer. Até hoje, o mais importante foi vencer o Red Bull Los Andes 2024, no Chile, em casa, enfrentando pilotos de nível mundial como Billy Bolt, Benjamín Herrera e Eddie Karlsson.
Outro momento muito especial foi quando fui convidado para correr uma etapa do Assoluti d’Italia e duas etapas do Mundial de EnduroGP por uma das equipes mais fortes do mundo, a TM Boano. Fiz uma boa atuação e consegui um 2º lugar geral no Super Test, atrás apenas do Holcombe.

Principais conquistas:

  • Campeão Latino-Americano Júnior – 2023
  • 6º lugar EnduroGP Youth – 2023
  • Campeão Red Bull Los Andes – 2024
  • 28º lugar Red Bull Erzbergrodeo – 2025
  • 26º lugar ISDE Itália 2025 – World Trophy

SHOW RADICAL: O que te motivou a aceitar o desafio de competir no Brasil?

C. Herrera:
Estou muito empolgado com esse desafio. A oportunidade de correr no Brasil foi perfeita, porque é perto do Chile e isso me permite continuar com minha vida e meus projetos por lá.
Além disso, eu sentia falta de voltar para uma moto dois tempos. E se falamos de misturadeira, a verdade é que a Beta é a melhor.


SHOW RADICAL: Como foi o primeiro contato com a equipe Beta Motor Brasil?

C. Herrera:
Fiquei uma semana treinando com o time e me senti realmente em casa. O Márcio e o Netinho são pessoas incríveis e me receberam como um rei.
Mesmo eu não falando português, o idioma nunca foi um problema e nos entendemos perfeitamente.
Uma grande diferença em relação ao Chile é o tamanho do mercado brasileiro, o volume de vendas e a fabricação nacional das motos, algo que não vemos no Chile e que torna o mundo das motos no Brasil ainda mais interessante.


SHOW RADICAL: Fale sobre a Beta 300 2T e sua escolha para a categoria E3

C. Herrera:
A Beta 300 é uma moto carburada, com uma baixa simplesmente incomparável.
Depois de muitos testes e ajustes junto com a equipe, as sensações ficaram excelentes. Para mim, a 300 é a rainha da Beta e tenho certeza de que faremos um ótimo conjunto na categoria E3.
Além disso, essa será minha terceira temporada competindo com a Beta 300, então posso dizer que conheço essa moto como a palma da minha mão.


SHOW RADICAL: Quais são seus objetivos para a primeira temporada no Enduro BR?

C. Herrera:
(Risos) Não é fácil falar de metas muito específicas quando é a primeira vez correndo no Brasil, mas estou trabalhando muito forte para estar nas melhores condições possíveis.
Vou pra cima da geral! 🥇


SHOW RADICAL: A adaptação ao terreno e ao clima brasileiro pode ser um desafio?

C. Herrera:
Com certeza tudo muda, mas não me preocupa. Já corri em várias partes do mundo e me adapto rápido.
O maior desafio será o clima nos dias anteriores às provas, já que no Chile o ar é seco e no inverno faz muito frio. A umidade no Brasil muda bastante as condições.


SHOW RADICAL: Deixe uma mensagem para os fãs chilenos que acompanham sua carreira

C. Herrera:
Primeiro, só tenho a agradecer por todo o apoio e incentivo de sempre. O Chile é um país com muito talento no esporte, com uma torcida apaixonada e muito comprometida. Estamos indo pelo caminho certo!


SHOW RADICAL: Existe a possibilidade de você disputar provas de Hard Enduro no Brasil?

C. Herrera:
Sim! Estamos conversando com a equipe sobre a possibilidade de participar de alguma prova de Hard Enduro, uma disciplina que eu gosto muito e que está crescendo forte na Europa e no mundo inteiro.
Mais pra frente teremos novidades…


SHOW RADICAL: O que significa representar o Chile competindo fora do país?

C. Herrera:
Representar meu país não tem preço. É uma sensação incrível. Estar fora de casa, deixando muitas coisas de lado, é difícil, mas a satisfação de vencer levando a bandeira do Chile é muito maior.
Sempre tive muito orgulho do enduro chileno, porque mesmo sem as melhores condições, seguimos em frente sem medo, com muita garra e determinação.
Viva o Chile! 🇨🇱

Acompanhe tudo da temporada 2026 do ENDURO BR aqui no site Show Radical, a mídia oficial dos principais campeonatos do motociclismo off road no Brasil e no Mundo! Já sabe né?… Se é TOP, tá no #ShowRadical

VEJA TAMBÉM

PROMOX divulga calendário do MX1 GP Brasil com 10 etapas em todas as regiões do país

Após a divulgação do pré-calendário, em 17 de dezembro, a Promox apresenta agora o...

ENTREVISTAS

Salvador Perez reforça a Yamaha 115 M78 para o Espanhol e Europeu de MX

O espanhol Salvador Perez irá competir tanto na Europa quanto no Brasil na temporada 2026....

James Stewart narrou a primeira vitória de seu irmão Malcom Stewart em Tampa FL

James Stewart, irmão de Malcolm e lenda do Supercross, narrou a vitória histórica na transmissão oficial do SuperMotocross. Malcolm Stewart, piloto da Rockstar Energy...

ENTREVISTA: Enzo Lopes #166, de volta ao “GAME” no AMA SX com exclusividade no...

Depois de uma temporada desafiadora em 2024, Enzo Lopes retorna ao maior campeonato de Supercross do planeta, o AMA SX. O piloto brasileiro, agora...

Assista o novo podcast MX Trilha dirigido por Amarildo Martins | ep. 05 Capila + Balasso

Amarildo Martins locutor oficial do Brasileiro de Enduro e de grandes provas do off...

ÁUDIO: Enzo Lopes comenta 1º etapa do WSX na Europa, clique aqui

Tiago Lopes · Enzo Lopes #56 comenta sobre o WSX na Europa O piloto Brasileiro,...

ÁUDIO: Bernardo Tibúrcio #3 conta como foi vencer o Arena Cross Brasil no último sábado

A etapa final do Arena Cross realizada no último sábado, no Pavilhão de Exposições...

Entrevista Gui Kyrillos 595 Racing Husqvarna

Primeira entrevista com o fundador e chefe da nova equipe 595 Racing Husqvarna, o...

Enzo Lopes comenta participação na abertura do AMA Supercross 2023

No último sábado o piloto Brasileiro, Enzo Lopes #56 fez história numa de suas...

ENTREVISTA: Enzo Lopes #80 e sua família, como você nunca viu!

Na semana de intervalo entre a 1ª e 2ª etapa do BRMX 2022,...

Conheça o CT LORENZO16, palco da 2ª etapa do Catarinense de MX 2022

Em plena semana de carnaval nossa equipe, mais precisamente o time da L3 Movie...

Confirmada no novo time Biker Racing Team, Larissa Dalló #22 conta sua história no Show Radical

No último dia 22/02/2022 a empresa Biker Acessórios apresentou os atletas que irão representar...

Por onde anda Deninho #188 do BR para os EUA

Deninho #188 é um piloto muito querido no Brasil e agora também nos EUA,...

BMS Racing apresenta sua nova loja online

Reconhecida no mercado off-road pela engenharia aplicada e desenvolvimento de componentes de alta performance, a BMS Racing anuncia um novo capítulo em sua trajetória: o lançamento oficial de sua loja online.  A partir de agora, pilotos profissionais, amadores, equipes e entusiastas poderão conferir facilmente todos...

Maddii Racing inicia temporada 2026 com desafios no Internazionali d’Italia

A equipe Maddii Honda-ABF Italia abriu oficialmente a temporada 2026 no Internazionali d’Italia, realizado...

Primeiro pódio da Desmo250 MX no Internazionali d’Italia 2026

Alghero, 2 de fevereiro de 2026 – A Ducati Corse MX celebrou neste fim...

11º Motocross de Dois Riachos tem domingo eletrizante, com gates cheios e arquibancadas lotadas

O 11º Motocross de Dois Riachos, realizado em Alagoas, foi marcado por um fim...

7ª Trilha da Vó Judite mira 1.000 trilheiros e confirma MXF Motors como patrocinadora oficial em Elói Mendes (MG)

A cidade de Elói Mendes, no Sul de Minas Gerais, se prepara para receber...

AMA Supercross: Webb vence pela primeira vez na temporada; Deegan domina na 250

HOUSTON (31 de janeiro de 2026) – A quarta etapa do AMA Supercross marcou...

Luto no motocross brasileiro: morre Milton “Chumbinho” Becker

O motocross brasileiro está de luto neste fim de semana com a triste notícia...

11º Motocross de Dois Riachos (AL) abre a temporada e marca o início oficial das atividades do Show Radical no Nordeste

O 11º Motocross de Dois Riachos, iniciado neste sábado 01 de fevereiro de 2026,...

AO VIVO 11° MOTOCROSS DOIS RIACHOS – 2° DIA DOMINGO

Assista ao vivo ao 2º e principal dia de disputas no 11º Motocross de...
Translate »