Itapema, SC – A temporada 2019 do Brasileiro de Enduro começa neste fim de semana, 15, 16 e 17, em Itapema, Santa Catarina.
A Yamaha Racing Brasil encara a competição representada pela equipe Yamaha O2BH Racing, que conta com os pilotos Rômulo Bottrel, Romain Dumontier e Pratik Capila.
Natural de Minas Gerais, Bottrel começa a temporada mirando seu sexto título nacional. Ele compete na categoria E1 – motos de 250 cilindradas – com a YZ 250F adaptada para enduro.
Dumontier chega da França com a experiência de 11 temporadas competindo no Mundial de Enduro para reforçar o esquadrão azul na categoria E2 – motos 450F ou 250cc 2T – a bordo de uma YZ 250X dois-tempos.
Patrik Capila, natural de Colatina, Espírito Santo, defende o título na EJ – categoria para pilotos com idade inferior a 24 anos.
Informações importantes
– A previsão do tempo mostra chuva para o fim de semana no litoral catarinense, e isso deve agregar ainda mais emoção à disputa.
– O Super Prime será uma das novidades da abertura. Trata-se de uma competição na sexta-feira, em circuito fechado, para aproximar os pilotos do público. Acontecerá na praça da cidade com obstáculos artificiais.
– O circuito da primeira etapa – sábado e domingo – terá 42 quilômetros, com três especiais. Cada piloto dará três voltas no sábado e três no domingo.
Expectativas da equipe
Rômulo Bottrel #22
Categoria E1
Moto YZ 250F
“Expectativa é boa. Este ano mudei para a categoria E1 (ano passado Bottrel andou na E3) e vou estrear de YZ 250F. A E1 é uma das mais disputadas e o objetivo é vencer, sempre. Acho que vou crescer ao longo do campeonato para brigar pelo título.”
Romain Dumontier #93
Categoria E2
Moto YZ 250X
“Cheguei ao Brasil na semana passada, conheci o time e a nova moto. Estou gostando muito de tudo e acredito que será uma grande temporada. Por uma série de motivos, treinei pouco antes desta primeira etapa, mas espero que a minha experiência ajude neste caso. Não sei exatamente o que esperar da competição, vai ser tudo novo, mas darei meu melhor.”
Patrik Capila #33
Categoria EJ
Moto YZ 450FX
“A primeira etapa sempre gera uma expectativa muito grande. Esse ano teremos pilotos muito rápidos, será um campeonato muito disputado. Estou muito bem preparado, fiz uma pré temporada muito forte e quero lutar pelo bicampeonato da categoria Júnior, além de brigar pelas primeiras posições na Enduro GP. Estou muito confiante com a nova moto, me adaptei muito bem e estou bem à vontade na YZ 450 FX.”
Carlos Augusto Constantino
Chefe de equipe
“Na E1, o Bottrel chega muito motivado. Ano passado teve uma lesão que o tirou da disputa do título, então começa 2019 muito focado e sei que vai brigar. Na E2, temos uma expectativa ótima com o Romain. Claro, existe uma diferença muito grande das provas na Europa para o Brasil, e ele vai ter que se adaptar. Mas acho que ele tem grandes chances de se sobressair, principalmente pelas condições de chuva que a região apresenta. E na EJ, o Patrik tem chances de título nesta temporada, certamente. Ainda chamo a atenção para o piloto bLU cRU Tiago Wernersbach, que deve surpreender na categoria E1. Esperamos um grande ano para o time Yamaha“











