Início ENTREVISTAS Henrique Avancini faz um balanço da temporada 2015

Henrique Avancini faz um balanço da temporada 2015

Riders Inc

No breve período de descanso em sua residência em Petrópolis (RJ), o ciclista fluminense Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) fez um balanço positivo da temporada 2015, após encerrar o ano acumulando grandes conquistas, com destaque para o título nacional de MTB XCO, título pan-americano e recentemente, consagrou-se o bicampeão da Ultramaratona de MTB Brasil Ride na categoria “América”.

“A temporada de 2015 foi muito complicada para mim, talvez a temporada mais difícil que tive como ciclista profissional. Eu tinha grandes expectativas no ano em que tive a oportunidade de ser o primeiro e único brasileiro a integrar umas das principais equipes mundiais, de um seleto grupo de 15 times globais, o começo do ano foi realmente muito expressivo, cheguei a bater top 10 no ranking mundial (UCI) vencendo o Campeonato Pan-americano e resultados expressivos tanto na Europa, quanto na América,” destaca o ciclista de 26 anos, atualmente em top 15 no ranking mundial UCI, acumulando 923 pontos.

Depois de um começo de ano estelar, Avancini precisou superar sua maior adversidade nesta temporada: “No final de abril tive uma lesão um tanto grave no meu pé esquerdo. Foi uma lesão que perdurou por muito tempo, tive muita dificuldade para contornar essa lesão, de conciliar com viagens, treinos e todo calendário das competições. Mas no final do ano, voltei a uma ascenção novamente e consegui reencontrar um pouco da forma que tive no início do ano. O final da temporada foi muito motivante para mim, principalmente com o evento teste do Aquece Rio na pista olímpica. A performance foi muito satisfatória, principalmente por ver o quão bem eu me adapto ao percurso de Deodoro (RJ),” acrescentou Avancini, que pedalou muito forte no Rio de Janeiro e por apenas 10 segundos não faturou uma medalha no evento teste da prova que acontece em 2016, no Rio de Janeiro.

Para concluir o ano, Henrique Avancini convidou seu discípulo Wolfgang Soares, que integra a equipe conceito AVA Project, para disputar a Ultramaratona de MTB com 600 quilômetros e 13.000 metros de desnível em 7 dias de duração.


“O Brasil Ride foi minha última aparição em 2015. É sempre muito motivante passar esses 7 dias na Chapada Diamantina. É sempre um rito de passagem para um novo atleta, uma nova pessoa. Mais um vez eu julgo que eu saio um atleta e uma pessoa melhor do que entrei nessa edição da prova,” relata.

“Em termos de resultado, a Brasil Ride 2015 foi incrível. 3° no geral e 1° na classificação de melhor dupla das Américas (camisa branca). Foi uma excelente marca. E acabei me tornando o único piloto a subir no pódio geral em todas as edições, desde que a prova entrou para o calendário da UCI (2013). Mas acima disso fiquei muito, mas muito feliz, pelo quanto o Wolf aprendeu e cresceu nessa prova e como ele se entregou durante a corrida. Foi impressionante e ele mereceu muito esse resultado,” concluiu Avancini, que está 100% focado no calendário 2016 para novamente fazer história no ciclismo brasileiro.

Para conferir a entrevista em video de Henrique Avancini após a Brasil Ride, clique aqui.

Sobre a CANNONDALE

Fundada em 1971, a Cannondale é uma marca líder da indústria global, com uma forte reputação em design, inovação e qualidade no desenvolvimento e fabricação de bicicletas de alta performance, vestuário e acessórios. A sede da companhia está localizada em Wilton, Connecticut, EUA, com escritórios espalhados pelo mundo. Para mais informações, acesse www.cannondale.com.br.

Google search engine