InícioMOTOHonda Racing larga entre os primeiros...

Honda Racing larga entre os primeiros das motos no Sertões 2020

Publicado em

O prólogo abriu o cronômetro da 28ª edição do Sertões nesta sexta-feira (30/10), nos arredores do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). A tomada de tempos, com percurso de aproximadamente cinco quilômetros, definiu a ordem de largada da primeira etapa da prova, marcada para este sábado (31/10). Atual pentacampeã das motos, com nove títulos no total, a equipe Honda Racing emplacou os seus quatro pilotos no Top 10 do prólogo.

Bissinho Zavatti estreia pela classe Moto 2 (antiga Production Aberta) com a CRF 450RX e foi segundo mais rápido na tomada de tempos. Jean Azevedo, sete vezes campeão do Sertões, alcançou o terceiro lugar e o atual bicampeão da prova, Tunico Maciel, o quinto. Eles competem pela Moto 1 (Super Production) e também aceleram a Honda CRF 450RX. Já Thiago Veloso confirmou o nono tempo geral das motos, com a CRF 250F. O piloto está pela primeira vez no Sertões, na categoria Brasil, direcionada a motos de fabricação nacional.  

Honda Racing larga entre os primeiros das motos no Sertões 2020
Bissinho Zavatti
Foto: Mundo Press

A primeira etapa conta com 585 quilômetros de percurso. A especial (trecho cronometrado), de 205 km, será realizada em região montanhosa e estradas de piçarras. Vale lembrar que, por conta da pandemia de coronavírus, o evento tem acesso restrito aos competidores. Desta forma, o destino da etapa de abertura neste sábado não foi divulgado pela organização do evento.   

Tetracampeão da classe Brasil no Sertões, com a CRF 230F, Bissinho Zavatti, de Monte Alto (SP), estava em contagem regressiva para a estreia na Moto 2. “Esperei muito por esse momento, e a estreia com a Honda CRF 450RX veio com um grande resultado no prólogo. Esse desempenho traz confiança, é uma forma muito boa de começar a primeira especial e fazer um ótimo trabalho, que é o meu objetivo”, explica.  

Jean Azevedo, de São José dos Campos (SP), trouxe mais detalhes sobre o prólogo. “Foi um trecho curto, com piso duro e pedras, algumas soltas. A gente sabe que ninguém ganha o Sertões no prólogo, mas tem que ter bastante atenção para não estragar tudo de cara. Os resultados foram muito bons para a equipe Honda Racing, todos os pilotos do time estarão bem posicionados para a largada deste sábado, que realmente é o primeiro dia do rally”, lembra o experiente competidor.

Honda Racing larga entre os primeiros das motos no Sertões 2020
Jean Azevedo
Foto: Mundo Press

O mineiro Tunico Maciel, de Lavras, concorda com o companheiro. “O prólogo é bom para descarregar a ansiedade, acalma os ânimos para a largada. Eu já estudei a planilha da primeira etapa e a minha moto CRF 450RX está perfeita, então agora é ter concentração e foco máximo, porque neste sábado a prova começa de verdade”, reforça o atual bicampeão.

Honda Racing larga entre os primeiros das motos no Sertões 2020
Tunico Maciel
Foto: Mundo Press

Novidade da Honda Racing para o Sertões 2020, Thiago Veloso também utilizou o prólogo como descarga emocional. “Estou feliz demais, parece que só de acelerar no prólogo a ansiedade baixou para a largada. A CRF 250F estava 100% e não cometi erros. Vou largar entre os 10, o que é um ótimo resultado, e vamos para cima na primeira etapa”, conclui o mineiro natural de Três Pontas.

Honda Racing larga entre os primeiros das motos no Sertões 2020
Thiago Veloso
Foto: Mundo Press

O Sertões 2020 contará com 4.567 quilômetros no total, sendo 1.842 de especiais (trechos cronometrados), que incluem passagem pelo Distrito Federal e os estados de Goiás e Tocantins. Com chegada no dia 7 de novembro, em Barreirinhas (MA), a prova é válida como final do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2020.

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, DID, Michelin e Seguros Honda.

Resultados extraoficiais – Sertões 2020

Prólogo / Motos
1 – #3 – Ricardo Martins – 00:04:27
2 – #11 – Bissinho Zavati – 00:04:29
3 – #4 – Jean Azevedo – 00:04:30
4 – #5 – Tulio Malta – 00:04:30
5 – #1 – Tunico Maciel – 00:04:32
9 – #58 – Thiago Veloso – 00:04:47

Roteiro completo do Sertões 2020*

31/10/2020 – sábado
1ª etapa – Velocitta / Mogi Guaçu (SP) a ponto do deslocamento
 para a Bolha 1
Deslocamento inicial: 260 km
Trecho especial: 205 km
Deslocamento final: 120 km
Total: 585 km

O Sertões 2020 tem início com uma especial em região montanhosa, muito bonita, em estradas de piçarras. O trecho traz lombas e pontos sem visão. No km 30, começa a subida de uma serra com lajes de pedra e abismos dos dois lados, onde a navegação será fundamental. A partir do km 100, haverá estradas vicinais estreitas dentro de pequenas fazendas. Os últimos 20 km serão mais rápidos, em uma zona agrícola.

1/11/2020 – domingo
Dia de deslocamento inicial e manutenção
Deslocamento até Bolha 1: 580 km
 
2/11/2020 – segunda-feira
2ª etapa – Bolha 1 / DF a Bolha 2 / GO – 1ª parte Maratona “Renê Melo”

Deslocamento inicial: 159 km
Trecho especial: 353 km
Deslocamento final: 0 km
Total: 512 km

No segundo dia da prova, será realizada a parte inicial da Etapa Maratona, batizada de Renê Melo – piloto de carro falecido em maio deste ano que participou diversas vezes do Sertões. Sem poder contar com qualquer auxílio das equipes de apoio, os competidores encaram a especial de 350 km que promete estar entre as mais duras e completas da edição 2020. O trecho começa rápido, com mata-burros e pontes (em algumas delas haverá radar). Ao chegarem em uma fazenda particular, haverá uma subida de serra em trial, na qual será preciso muita atenção. 

No alto, diante de um visual incrível, os competidores seguem pelo topo da serra, marcado por lajes de pedra. Saindo da fazenda, as velocidades serão maiores em uma estrada rápida, de pilotagem prazerosa, mas com algum fesh fesh. Haverá travessia por um rio até atingirem uma pista travada e estreita. Nos últimos 50 km da especial, a velocidade volta a subir até chegarem na zona de radar, terminando dentro do parque de apoio.

3/11/2020 – terça-feira
3ª etapa – Bolha 2 / GO a Bolha 3 / GO – 2ª parte Maratona “Paulo Gonçalves”

Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 200 km
Deslocamento final: 169 km
Total: 369 km

Na segunda parte da Etapa Maratona, o homenageado será o piloto português de motocicleta Paulo Gonçalves, que faleceu após um acidente no Rally Dakar 2020. O dia promete ser bem completo, mesclando velocidades altas, médias e baixas. Apesar dos 10 km iniciais bem velozes, a especial logo entra em uma dura subida de serra, com muitas pedras, depressões, pontos sem visão e trechos sinuosos com abismos dos dois lados. Após muito sobe e desce, na metade da especial, por volta do km 100, haverá uma longa descida. O piso terá fesh fesh e exige cautela nas ultrapassagens. Os competidores passarão por dois grandes rios com pedras e vão encarar uma serra íngreme no final, por região não povoada e solo com muitas pedras e cascalhos. 

4/11/2020 – quarta-feira
4ª etapa – Bolha 3 / GO a Bolha 4 / TO

Deslocamento inicial: 26 km
Trecho especial: 329 km
Deslocamento final: 295 km
Total: 650 km

O dia começa muito rápido, no estilo das especiais no Campeonato Mundial de Rally (WRC), e fica mais lento quando entra em um trecho com mata-burros, pedras e pontes – em algumas delas haverá radar. O grande desafio será o trecho de 60 km de areia, no qual a navegação será exigida ao máximo. Após o abastecimento, os competidores enfrentarão caminho travado e pontos de trial, em terreno característico de cerrado. Nos últimos 60 km, curvas de altas velocidades e chão com piçarra. 

5/11/2020 – quinta-feira
5ª etapa – Bolha 4 / TO a Bolha 5 / MA

Deslocamento inicial: 99 km
Trecho especial: 227 km
Deslocamento final: 284 km
Total: 610 km

Apesar dos km iniciais travados, a especial imprime altas velocidades em um trecho de areia, ao lado de uma plantação de eucaliptos. O terreno arenoso fica bem mais pesado até a metade do trajeto, quando assume as características do Jalapão, no Tocantins. Os competidores encerram a especial em terreno de piçarra, onde poderão atingir altas velocidades e sentir o prazer da pilotagem. 
  

6/11/2020 – sexta-feira
6ª etapa – Bolha 5 / MA a Bolha 6 / MA

Deslocamento inicial: 128 km
Trecho especial: 300 km
Deslocamento final: 313 km
Total: 741 km

A especial já começa com belas paisagens, por estradas de médias velocidades que vão ficando cada vez mais estreitas e travadas. A partir da metade, o trajeto fica mais rápido, com lombas e depressões. Haverá dois trechos com retas muito longas, de altíssimas velocidades, em terreno de piçarra. No final, será preciso mais atenção para completar a especial em trechos arenosos. 

7/11/2020 – sábado
7ª etapa – Bolha 6 / MA a Barreirinhas (MA)

Deslocamento inicial: 258 km
Trecho especial: 223 km
Deslocamento final: 34 km
Total: 515 km

A organização do Sertões promete deixar a melhor especial para o final. Com prova na areia, a navegação fará toda a diferença. Após um começo travado em piçarras, o trecho fica arenoso à medida que cruza pequenos riachos, os quais estarão secos na época da prova. Após o abastecimento, praticamente na metade da especial, as dificuldades serão extremas por conta da areia e da parte final com navegação por GPS em dunas. Com muitos way points a serem cobertos, qualquer erro pode ser fatal. O final em Barreirinhas promete ser apoteótico, a imagem a ser gravada nas memórias dos participantes. Chegar ao final do Sertões 2020 já será uma grande vitória. 

TOTAL DO PERCURSO: 4.567 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 1.842 km

* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.

VEJA TAMBÉM

AMA Supercross 2026: Tudo o que você precisa saber sobre a segunda etapa | San Diego

Neste sábado, todas as atenções se voltam para San...

Sportech renova com à Yamaha Brasil e fortalece parceria com a GET pelo segundo ano consecutivo

A Sportech, distribuidora brasileira de marcas globais referência em...

Sportech renova com à Yamaha Brasil e fortalece parceria com a GET pelo segundo ano consecutivo

A Sportech, distribuidora brasileira de marcas globais referência em performance e tecnologia para esportes...

ENTREVISTAS

SORTEIO: concorra a uma CR 125 por apenas R$0,99! CLIQUE E SAIBA MAIS

QUE TAL LEVAR PARA CASA UMA CR 125? A lendária e raríssima Honda CR...

ATUALIZAÇÃO completa sobre Justin Barcia #51 após forte queda em Anaheim 1 | Supercross

O norte-americano Justin Barcia viveu momentos de grande apreensão durante a rodada de abertura do AMA Supercross Anaheim 1, disputada na Califórnia. O piloto...

AMA Supercross 2026: Eli Tomac domina na 450 e Max Anstie vence na 250...

A temporada 2026 do AMA Supercross começou em grande estilo neste sábado, em Anaheim, com disputas eletrizantes nas categorias 450 e 250. O público presenciou a estreia vitoriosa de Eli Tomac pela...

COMUNICADO OFICIAL | JEFFREY HERLINGS ASSINA COM A HONDA HRC PARA O MXGP

Jeffrey Herlings, cinco vezes campeão mundial e maior vencedor de GPs da história do...

ENTREVISTA: Bernardo Tibúrcio #83 fala com o Show Radical prestes a seguir para Europa

A temporada de 2026 marca um dos capítulos mais importantes da nova geração do...

4ª edição do Motocross de Araguari/MG inaugura Arena Multiuso e agita a cidade com grandes provas

Araguari viveu um fim de semana de pura adrenalina e emoção. Nos dias 20 e...

O gigante voltou: Bananalama confirma retorno histórico em 2026 com premiação recorde e nova tentativa de recorde mundial

O Bananalama, reconhecido como o maior encontro de trilheiros do mundo, está oficialmente de...

Campeonato Brasileiro de Enduro 2026 anuncia nova direção e calendário com cobertura oficial da mídia Show Radical

O Campeonato Brasileiro de Enduro entra em 2026 com uma série de novidades estruturais...

Jett Lawrence sofre fratura em treino e passa por cirurgia na Flórida

Atual campeão do AMA Pro Motocross e SuperMotocross ficará fora do início do AMA...

Léo Marques, piloto patrocinado Circuit Equipment, é campeão da R3 Talent 2025 e garante vaga no Mundial 

O talento brasileiro segue acelerando rumo ao sucesso no cenário internacional. Leonardo Marques conquistou...

Team Maddii Racing Honda apresenta a formação de pilotos para a temporada 2026

O Team Maddii Racing Honda – ABF Italia tem o prazer de anunciar oficialmente...

Marcelo Simões comemora o título brasileiro de Flat Track e mais uma temporada de sucesso no Arena Freestyle

O piloto Marcelo Simões encerra a temporada 2025 marcada por grandes participações, títulos e...

ASW celebra quatro décadas de história com festa na pista

A ASW completa 40 anos e prepara uma comemoração especial para marcar sua trajetória no universo off-road. No dia 25 de janeiro, o ASW Offroad Park, em Mogi das Cruzes (SP), será palco de um evento que reunirá pilotos, fãs e apaixonados pela modalidade em um...

A Moto-Master Brake Systems é a nova marca distribuída com exclusividade, no Brasil, pela SPORTECH

Com um portfólio focado em alta performance e compatível com os principais modelos de...

Acerbis Brasil é anunciada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026

A Acerbis Brasil está oficialmente confirmada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026,...

Ducati Desmo450 MX Factory: moto de motocross mais leve, potente e pronta para corrida

Um ano após a estreia da Desmo450 MX, a Ducati apresenta a versão Factory,...

ATUALIZAÇÃO completa sobre Justin Barcia #51 após forte queda em Anaheim 1 | Supercross

O norte-americano Justin Barcia viveu momentos de grande apreensão durante a rodada de abertura...

LS SHOW: esquenta para abertura do AMA Supercross 2026, com participação especial de Balbi Jr

Acompanhe o "esquenta" do LS Show para abertura do AMA Supercross 2026. Um bate-papo...

AMA Supercross 2026: expectativas para Anaheim 1, estatísticas das aberturas e vencedores da 250SX e 450SX na história da etapa

O AMA Supercross 2026 chega com grandes expectativas na 450SX e na 250SX. Cooper...

AMA Supercross 2026: Eli Tomac domina na 450 e Max Anstie vence na 250 em Anaheim

A temporada 2026 do AMA Supercross começou em grande estilo neste sábado, em Anaheim, com disputas eletrizantes...

Durag Factory Racing amplia atuação internacional com foco em off-road e on-road na AIMExpo 2026 em Anaheim

A Durag Factory Racing, marca brasileira especializada em coroas e pinhões para motocicletas off-road...
Translate »