O Internazionali d’Italia MX começou em grande estilo neste domingo (1º), em Alghero. A pista arenosa da ilha da Sardenha, na Itália, recebeu a primeira rodada da competição que serve como preparação para a abertura do MXGP. As chuvas dos dias anteriores tornaram o traçado ainda mais desafiador em uma etapa onde os belgas Lucas e Sacha Coenen foram os grandes nomes do dia.
MX1: Lucas Coenen domina e Gajser estreia com pódio

Foto: Off Road Pro Racing
Na MX1, o belga Lucas Coenen, estreando o número #5, foi o grande protagonista. Ele venceu as duas baterias de forma distinta: na primeira, assumiu a liderança na quarta volta e manteve até a bandeirada; na segunda, recuperou-se de uma largada difícil para conquistar novamente o primeiro lugar. Resultado: vitória geral com autoridade.
O esloveno Tim Gajser, em sua estreia com a Yamaha, mostrou consistência e garantiu o segundo lugar no pódio após um quinto e um segundo lugar nas baterias. A surpresa veio com o espanhol Oriol Oliver, que estreou na 450cc e conquistou o terceiro lugar geral com resultados sólidos (3º e 4º).
Dentre alguns nomes que também disputam o mundial, Alberto Forato, Mattia Guadagnini completaram o top 5. Já a Ducati enfrentou dificuldades: Calvin Vlaanderen abandonou ambas as corridas, Andrea Bonacorsi não largou na segunda bateria. Andrea Adamo, estreando na 450, após terminar em segundo na primeira, foi forçado a abandonar a segunda por problemas técnicos.
MX2: Sacha Coenen repete o feito do irmão

Foto: Off Road Pro Racing
Na MX2, o belga Sacha Coenen venceu as duas baterias com autoridade, repetindo o desempenho do irmão Lucas na MX1. Na primeira corrida, escalou do meio do pelotão até a liderança; enquanto na segunda, largou na frente e não deu chances aos adversários.

Foto: Off Road Pro Racing
O alemão Simon Laengenfelder, atual campeão mundial da categoria, manteve regularidade e terminou em segundo lugar geral (3º e 2º). A Ducati comemorou com Frecho Zanchi, que levou o Desmo250 MX ao pódio, terminando em terceiro. O letão Karlis Reisulis e o holandês Scott Smulders completaram os cinco primeiros.
A segunda e última rodada do Internazionali d’Italia MX 2026 acontece em Mantova, no domingo, 8 de fevereiro, sendo o último grande teste antes da abertura do MXGP, em Bariloche.











