Início MOTO MXoN 2023: Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do...

MXoN 2023: Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo do Motocross

A última vez em que o MXoN passou por Erneé foi em 2015, com vitória francesa. Foto: MXGP
Riders Inc

Chegou a hora de mais um Motocross das Nações, a “Copa do Mundo do Motocross” está de volta à Erneé, França, após 8 anos para a 76ª edição da prova. Palco conhecido por receber uma multidão apaixonada, Erneé recebeu edições memoráveis da competição em 2005 e 2015.

Nas últimas três edições, o MXoN teve três vencedores diferentes. Em 2019, os holandeses venceram em casa, nas areias de Assen, uma prova marcada por chuva intensa, já em 2021 o trio liderado por Antonio Cairoli levou a Itália ao topo, enquanto em 2022 os americanos deram fim a seca de 11 anos e levantam o troféu em casa.

Time dos EUA fazendo a festa em casa no MXoN 2022, em Red Bud.
Foto: MXGP

Maior vencedor da competição com 23 títulos no currículo, os EUA desembarcam na França como os atuais campeões da maior prova de motocross do planeta. O time formado por Aaron Plessinger, RJ Hampshire e Chrstian Craig buscará defender a conquista e voltar a triunfar em solo europeu após 11 anos.

Aaron Plessinger será o “number #1” desse MXoN

Um dos times mais cotados à vencer essa edição do MXoN, os franceses buscam retornar ao topo da competição nessa disputa “em casa”. O time não vence a disputa desde 2018, quando bateram os americanos donos da casa em Red Bud. Dos pilotos que integraram o time em 2015 na vitória francesa em Erneé, apenas Romain Febvre estará em ação nesse fim de semana, dessa vez ao lado de Maxime Renaux e Tom Vialle.

Romain Febvre, Marvin Musquin e Gautier Paulin comemorando a vitória francesa em Erneé, em 2015.
Foto: MXGP

Quem também está na lista dos favoritos é o time da Austrália, puxando por uma dupla de peso. Após uma temporada magnífica em terras norte-americanas, os irmãos Hunter e Jett Lawrence tem a missão de buscar o título inédito para o seu país natal após o top 3 do ano passado.

Jett fez história e emplacou a temporada perfeita nos outdoor`s em sua estreia na categoria rainha, além de vencer o Supercross na 250 e a grande final da corrida milionária do SuperMotocross. Já Hunter venceu o AMA Motocross e Supercross na 250. O veterano Dean Ferris chega embalado para reforçar a equipe após conquistar seu quarto título Australiano da MX1.

Jett Lawrence em sua primeira corrida de 450, no MXoN em Red Bud, proporcionando um show de pilotagem aos fãs.
Foto: MXGP

Equipe mais jovem dessa edição do MXoN, com média de idade de 19.3 anos, a Bélgica terá um trio liderado por Jago Geerts, vice-campeão mundial, e os jovens Liam Everts e Lucas Coenen. Uma formação talentosa e com grandes chances de colocar os belgas entre os melhores da disputa. Vale lembrar que a última vitória da Bélgica na competição aconteceu em 2013, na Alemanha.

Alpinestars Tech 10 que os times da Holanda, Bélgica, EUA, Suíça e Australia usarão no MXoN 2023. Curtiram?

Coroado recentemente com o seu primeiro título mundial na categoria MXGP, Jorge Prado vai liderar o time da Espanha nesse fim de semana em Erneé. Prado terá a companhia de Rúben Fernandez e Oriol Oliver para defender as cores espanholas, um trio que promete dar trabalho aos adversários.

Jorge Prado com o numeral #46 no MXoN 2022. Dessa vez Prado chega a competição com o título de campeão mundial da principal categoria.
Foto: MXGP

No time da Alemanha o retorno de Ken Roczen é visto com uma motivação a mais. Roczen que não disputa um MXoN desde 2018, terá a companhia de Simon Laengenfelder e Tom Koch em uma formação experiente.

O time do Brasil vai em busca da classificação, feito que não alcança desde 2018. O time conta com a dupla campeã do Brasileiro de Motocross de 2023, Guilherme Bresolin e Fábio Santos. Caminhando para o seu quarto MXoN da carreira Dudu Lima completa o time.

A quarta e quinta-feira foram dias de bastante trabalho para os pilotos brasileiros. Na quarta, Dudu e parte da equipe foram para a pista realizar o acerto na moto, enquanto nessa quinta-feira foi a vez de Fábio Santos e Guilherme Bresolin testar as motocicletas para a corrida.

Dudu Lima nos treinos dessa quarta-feira.

Fábio Santos e Guilherme Bresolin nos treinos dessa quinta-feira.

Além dos times que citamos, temos equipes como o time da Holanda, que está com a mesma formação do ano passado com Glenn Coldenhoff, Kay de Wolf e Calvin Vlaanderen também poderão ser bastante competitivas.

Quarta colocada em 2022, a Itália terá um bom time composto por Alberto Forato, 7º colocado no MXGP 2023o recém-coroado campeão mundial de MX2, Andrea Adamo e o campeão Europeu Andrea Bonacorsi.

Com 38 equipes confirmadas a 76ª edição do Motocross das Nações, em Erneé promete ficar marcada por muita disputa assim como as duas edições anteriores que passaram pelo circuito francês.

CONHEÇA TODOS OS TIMES CONFIRMADOS

COMO ASSISTIR?

O canal fechado BandSports será o responsável pela transmissão oficial no Brasil, mas vale lembrar que o canal transmitirá apenas as baterias de domingo. A segundo opção também é a transmissão oficial que poderá ser adquirida através do canal MXGP-TV.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SÁBADO

5h00 : Treino livre MXGP

5h50 : Treino livre MX2

6h40 : Treino livre Open

9h30 : Heat MXGP (20mn + 2 Laps)

10h30 : Heat MX2 (20mn + 2 Laps)

11h30 : Heat Open (20mn + 2 Laps)

13h10 : Final-C (20mn + 2 Laps)

DOMINGO

6h00 : Final-B (20mn + 2 Laps)

8h10 : Corrida 1 MXGP / MX2 (30mn + 2 Laps)

9h40 : Corrida 2 MX2 / Open (30mn + 2 Laps)

11h08 : Corrida 3 Open / MXGP (30mn + 2 Laps)

SHOW RADICAL NA COBERTURA COMPLETA

Diretamente de Erneé, França, o Show Radical mostrará os bastidores em tempo real da maior prova de motocross do planeta, através de um material exclusivo produzido pelo nosso representante, ADS Productions, responsável pela 9ª cobertura internacional da temporada.

Tudo sobre o MXoN 2023 você acompanha no www.SHOWRADICAL.com

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical ?⚡! 

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!

Google search engine