Início ENTREVISTAS A Nova Era do Motocross | Round 3 | Copa MG MX

A Nova Era do Motocross | Round 3 | Copa MG MX

Riders Inc

Chegamos a terceira etapa da Nova Era do Motocross no Brasil a Copa Minas Gerais de Motocross. Nos dias 26 e 27 de julho de 2014 a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo que já está se firmando como etapa tradicional da Copa recebeu pela terceira vez o evento na cidade.

Se ano passado a pista parecia uma maquete de tão bem feita, esse ano posso dizer que o Cassio Marques virou um escultor, o que ele fez no parque de exposições foi uma obra de arte moderna e radical. Elogiada por todos os pilotos profissionais, nacionais e internacionais, o circuito ficou incrível. Após uma visita nos Estados Unidos, “Cassinho” aprendeu muito sobre o verdadeiro Motocross encontrado lá e a revolução da Nova Era do Motocross no Brasil aumentou a proporção. Ideias novas, ainda mais comprometimento em todos os aspectos da organização do evento marcou essa etapa.  Aconteceu o que já era esperado após sua viagem ao exterior, a Copa Minas Gerais foi “americanizada” com todo patriotismo brasileiro do organizador Cassios Racing.

Assistam ao vídeo oficial com as melhores cenas do fim de semana:

Um novo formato de pista mais ao estilo Motocross encantou a todos os participantes que se sentiram mais a vontade para imprimir velocidade e usar toda a técnica de pilotagem.

Mesmo com a chuva que insistiu em dificultar a prova e o circuito, os pegas foram alucinantes em todas as categorias.

Durante os dois dias do evento foi oferecido gratuitamente aos pilotos e envolvidos no evento uma mesa farta de café da manhã, o mesmo tratamento foi repetido também na sala de imprensa onde os profissionais do meio puderam desfrutar desse “luxo” que raramente encontramos em eventos do tipo, mais um ponto positivo da Copa Minas Gerais, tratamento digno desde os atletas até os profissionais da área.


Uma ampla área de boxes asfaltada, com iluminação e lava motos foi oferecida aos pilotos e equipes.

 


Além de toda grande premiação oferecida pela Copa Minas Gerais de Motocross, empresas patrocinadoras fazem parceria com o evento oferecendo ainda mais remunerações para os pilotos. Nessa foto o paulista Gustavo Beazim garantindo o prêmio do Best Lap (melhor volta) nos treinos cronometrados da Edgers Racing.

Começando pelas corridas do sábado onde as categorias de base competiram na parte da tarde com a pista um pouco pesada devido a garoa que permaneceu durante toda o dia.


Tatá Pelegrino o grande vencedor da Intermediária

A primeira bateria a alinhar no gate foi a Intermediária que sempre conta com gates cheios, é a classe de entrada para as motos importadas de 250cc e 450cc na Copa Minas Gerais, oportunidade única dada aos pilotos amadores de conhecerem e competirem em um evento de nível profissional. Nessa categoria domínio dos paulistas, Renatinho Herman largou de ponta e abriu uma boa vantagem enquanto os amigos Tatá Pelegrino e Gustavo Beazim vinham disputando o 2º e 3º posto. No meio do prova Herman cometeu um pequeno vacilo deixando o motor de sua KXF 450cc apagar na curva do salto de chegada, nesse momento Tatá que havia acabado de ultrapassar Beazim assumiu a ponta, Renatinho ainda voltou na segunda colocação e Beazim concluiu com a 3ª posição.

Intermediária
1. Otávio Pelegrini Chicaroni
2. Renato dos Santos
3. Gustavo Beazim
4. Mauriti Junior
5. Arthur Lima

Na sequência largaram as motos nacionais onde o paulista Gabriel Montagner finalmente alcançou a vitória. Bruno Vinícius largou bem e manteve a liderança até a terceira volta da prova quando foi ultrapassado por Gabriel Montagner, que manteve a ponta até o fim da corrida, Bruno acabou em quarto lugar. Com os resultados de hoje Gabriel Montagner, que venceu a prova, lidera o campeonato com a soma dos pontos obtidos nas duas últimas corridas.


Gabriel Montagner venceu a 3ª etapa e assumiu a ponta no ranking do campeonato.

Assista aos melhores momentos da categoria nacional:

Nacional
1º #303 Gabriel Montagner
2º #97 Richard Bruno
3º #338 Bruno de Almeida
4º #629 Bruno Vinícius
5º #33 Renato Hermann

MXF

A paulista Stefany Serrão disparou na frente e abriu uma larga vantagem sob as demais concorrentes, de ponta a ponta levou a vitória e assumiu a liderança do campeonato com o desfalque da até então líder Mariana Balbi que estava no mundial de motocross feminino representando o Brasil.

Assistam ao vídeo com os melhores momentos da categoria

MXF
1º #29 Stefany Serrão
2º #22 Larissa Dailo
3º #2 Lays Lobato
4º #33 Deborah Luiza
5º #404 Ana Paula de Souza

50cc

Na categoria 50CC, o piloto que levou a corrida, Luiz Eduardo Martins, foi desclassificado. O segundo lugar, Diogo Nascimento, foi até a Direção de Prova e questionou a cilindrada da moto de Martins. Como o atleta se recusou a abrir o motor na Vistoria Técnica, ele foi automaticamente desclassificado, conforme consta no regulamento da Copa. Como Diogo já havia vencido as duas últimas etapas, ele continuou na ponta do campeonato.

Assista ao vídeo com os melhores momentos da categoria 50cc

50cc
1º #171 Luiz Eduardo Martins
2º #2 Diogo Moreira
3º #38 Rodolpho Bicalho
4º #511 Leandro Pereira
5º #45 Gustavo Duarte

MX4

A prova seguinte foi da categoria MX4, onde podem competir pilotos entre 40 e 55 anos. Nessa categoria, o resultado não foi surpresa para ninguém. Com 100% de aproveitamento, Yuri Moreira, venceu sua terceira prova na competição e está com 75 pontos. Na terceira volta, o piloto caiu e foi para a quinta posição e ainda assim se recuperou na corrida e venceu com quatro segundos de diferença para a segundo colocado.

Assista ao vídeo com os melhores momentos da MX4

MX4
1º #40 Yuri Moreira
2º #11 Antônio Augusto
3º #15 Dario de Oliveira
4º #14 Valdinei Marcolini
5º #34 Cláudio Fabiano

Junior

Fabio “Moranguinho” Santos piloto que representa o Show Radical nas pistas de todo país venceu em uma bela recuperação, ele que é considerado “O CARA” no cenário nacional, vem como a grande revelação para os próximos anos.

A categoria Junior foi a última a entrar na pista no fim da tarde e pegou a chuva do sábado um pouco mais intensa, essa era sem dúvidas a corrida mais esperada do sábado além do líder da categoria Fabio “Moranguinho” Santos, Gabriel “Tomatinho” Soares também vinha muito bem preparado para a disputa e o Paranaense, Pepê Bueno recém chegado dos EUA entrou como o “coringa” na disputa da categoria. Tomate largou de ponta e volta a volta travou um belo pega com Pepê, enquanto Fabinho caiu na primeira curva e voltou para uma prova de recuperação. O barro judiava das 250cc das motos da classe Junior e os jovens aceleraram sem dó! Aos poucos Fábio “Moranguinho” chegou para disputa com os líderes, colocou pressão em Pepê Bueno e assumiu a 2ª colocação quando alcançou uma distância considerável do líder Gabriel “Tomatinho” a pista não permitia mais ataques, o barro era muito e qualquer vacilo era chão. Parecia estar tudo definido até que o diretor de prova mostrou a placa de duas voltas era a reta final da corrida e uma armadilha da lama levou Tomatinho ao chão, perdendo as duas primeiras colocações. Como a vantagem dos três primeiros era grande dos demais, Gabriel “Tomate” ainda retornou na terceira posição, mas fez uma corrida louvável diante de dois oponentes de peso como Fabinho e Pepê.


Gabriel Soares #119 o “Tomatinho” andou muito na categoria Junior e mostra que vem forte para a MX2 junto dos Juniores que estão surgindo no MX nacional são o novo sangue do esporte. A Copa Minas Gerais está fazendo seu papel incentivando essa classe e inserindo novos talentos no esporte!

Assista ao vídeo com os melhores momentos da MX Junior

Júnior
1º #987 Fábio Aparecido
2º #997 Pedro Henrique
3º #119 Gabriel Lucas
4º #314 Vitor Igor
5º #198 Carlos Antônio

Ao encerrar a categoria Junior, foi feito um briefing entre os pilotos das categorias MX1 e MX2 junto aos diretores de prova, pois ao fim da Junior seria o horário do treino de reconhecimento de pista para ambas as classes, porém o estado da pista com a chuva estava consideravelmente perigoso, em comum acordo os treinos foram cancelados no sábado e imediatamente o organizador Cassios Racing tomou de seu trator e das máquinas que a prefeitura disponibilizou e seguiu o resto da tarde e noite a dentro dando os retoques necessários para que a pista estivesse no ponto para as provas do domingo.


O grande guerreiro e fundador da Copa Minas Gerais, ele que criou e colocou pra funcionar na prática o slogan: “A Nova Era do Motocross!”

Em uma recente entrevista ao renomado site especializado em Motocross o BRMX, Cassios disse que sua meta é levar seus eventos ao nível do AMA Motocross e que em 2015 também irá trazer o mito do esporte James “Bubba” Stewart em uma de suas provas!  E acreditem se ele falou, ele irá cumprir, não tenham dúvidas!!! Para conferir essa entrevista na íntegra, CLIQUE AQUI!


Nessa etapa a Cassios Racing empresa organizadora do evento investiu pesado em uma transmissão própria ao vivo do evento pela internet que funcionou super bem com áudio da locução do evento e imagens de excelente qualidade  feitas pela equipe profissional e especializada em esportes de ação da OX Vídeos. O site oficial a transmitir a prova foi o www.cassiosracing.com.br mas o link foi liberado pela Cassios Racing para os sites da Red Bull, do Show Radical e BRMX ambos parceiros na divulgação e cobertura da Copa Minas Gerais.

Confiram o vídeo com o resumo do dia do sábado

Pra começar os destaques do domingo, por que não mostrar toda atenção do evento com o quesito segurança, ao redor de todo circuito, toda estrutura que cercava a pista  tinha espumas de proteção em partes metálicas e/ou rígidas que pudessem oferecer riscos aos competidores em caso de descontrole saindo fora da pista e etc.

Mesmo com a garoa que se firmou durante todo dia em São Gonçalo do Rio Abaixo, um grande número de público compareceu no evento vindos de diversas cidades, capas e guarda chuvas predominaram em todas as arquibancadas do evento, cerca de 6 mil espectadores assistiram as disputas do domingo.

Sessão de autógrafos com os atletas profissionais, agitou a praça de alimentação da Copa Minas Gerais.

Para começar a falar das provas do 2º dia de competições, vamos falar da MX3 categoria para pilotos acima de 30 anos de idade.

Para deixar o evento ainda mais ilustre a escuderia X Motos do Paraná, desceu em peso para o evento com sua mega carreta e todos os pilotos do time, entre eles o grande destaque da categoria MX3, Davis Guimarães que colocou nada mais que 17 segundos por volta no 2º colocado, Davis que é um dos ponteiros da categoria no campeonato nacional inclusive.

Confiram o vídeo da categoria:

MX3
1º #991 Davis Guimarães
2º #175 Silas Cirilo Gomes
3º #123 Tiago Bueno
4º #8 Alexsandro de Almeida
5º #11 Antônio Augusto

65cc

Na 65cc Dioguinho um dos melhores pilotos da categoria 50cc que usa a 65cc como moto de treino e corre nela para já se preparar pra  temporada 2015 ano que sobe definitivamente para a categoria, se deu bem com as quedas dos favoritos da classe 65, Rafael “Bubbinha”, Carlos Eduardo o “Dadal” e Joaquim Neto os três sempre são apontados como favoritos, mas no calor da disputa com a lama na pista os favoritos  viram a frustração das quedas lhes tirarem a chance da vitória com isso o cauteloso mas não menos veloz, “Dioguinho” se brindou com a vitória em uma prova sólida e regular. E já se apresenta como promessa para temporada 2015, representando o TEAM Kids da Kawasaki.

Assistam ao vídeo da bateria 65cc no exigente circuito enlameado de São Gonçalo:

65cc
1º #2 Diogo Moreira
2º #170 Keven Willian
3º #11 Joaquim Neto
4º #221 João Pedro de Freitas
5º #171 Luis Eduardo Martins

85cc

Na categoria 85cc, muitos pilotos caíram logo no início e foi necessário fazer uma paralisação de alguns minutos. Ao recomeçar a prova, a pista foi reduzida e o tempo também, de 15 passou para 10 minutos e uma volta. O vencedor foi Frederico Spagnol de São Paulo.

Confira no vídeo os melhores momentos:

85cc
1º #61 Frederico Spagnol
2º #962 Leonardo de Almeida
3º #818 Yuri Campelo
4º #14 Carlos Tavares
5º #33 João Henrique de Oliveira

Vamos agora as categorias principais onde os maiores pilotos nacionais e internacionais que competem no brasileiro de MX e em outras grandes provas nacionais estiveram presentes garantindo um verdadeiro espetáculo de técnica e habilidade sobre as condições extremas do traçado após as chuvas do domingo confiram como ficaram as categorias MX2, MX1 e Super Final Scud

MX2

Finalmente DUDU!!!… em seu último ano de MX2, Eduardo Lima o “Dudu” que vem enfrentando fortes adversários na classe para 250cc tanto nos campeonatos nacionais como na Copa Minas Gerais, lavou a alma nas chuvas da 3ª etapa da Copa MG MX, nas duas primeiras etapas ele chegou a liderar a maioria das baterias mas sempre sendo surpreendido nas voltas finais. Porém dessa vez a história mudou, o jogo virou. Pela primeira vez nessa temporada o jovem experiente na categoria Thales Vilardi compareceu para deixar a categoria ainda mais acirrada. Thales venceu a primeira bateria da MX2 seguido de perto por Dudu Lima, já na segunda bateria Dudu saiu na frente e não deu chances para Thales que concluiu na 2ª posição e o critério de desempate é a vitória da 2ª bateria dessa forma, Dudu saiu como campeão da etapa levantando a confiança do piloto que busca mais vitórias nessa temporada para subir de categoria com a auto estima elevada!

Confiram os melhores momentos da categoria MX2 em vídeo

MX1

E se na MX2 Dudu Lima deu seu grito de desabafo na MX1 foi a vez do piloto “da casa” Antonio Jorge Balbi Jr. dar seu grito de vitória, após duas etapas discretas do atual campeão da Copa Minas, Jorginho foi absoluto na 3ª etapa. Na primeira bateria Balbi largou em 2º mas conquistou a ponta ainda na primeira volta e abriu uma larga vantagem, na primeira bateria quem também andou muito forte foi o Paranaense, Rafael Faria que após uma queda voltou na 7ª colocação e fazendo a volta mais rápida do circuito ultrapassou todos os oponentes até concluir com a 2ª colocação a 6 segundos do líder Jorge Balbi. Já na 2ª bateria da MX1 Balbi saiu na frente mas cometeu um erro perdendo a liderança para Rafael Faria que assumiu a frente por praticamente 80% da prova até errar e cair deixando caminho livre para Balbi garantir sua segunda vitória no dia e a vitória geral na etapa.

Assista ao vídeo da MX1

MX1

1º #3 Balbi Júnior

2º #116 Rafael Faria

3º #18 Jean Ramos

4º #101 Humberto Martin

5º #920 Jetro Salazar


A Super Final contou com um fato inusitado, todos os pilotos caíram, mas ninguém se machucou. Todos levantaram e terminaram a corrida. Balbi Júnior largou na frente, mas ao cair cedeu a posição para Thales Vilardi, que andava bem até sofrer duas quedas. Quem aproveitou a situação foi Jean Ramos, que fechou a prova na primeira posição.

Vídeo com os melhores trechos da Super Final Scud

Super Final Scud
1º #18 Jean Ramos
2º #3 Balbi Júnior
3º #27 Thales Vilardi
4º #30 Hector Assunção
5º #101 Humberto Martin

A quarta etapa da Copa Minas Gerais de Motocross acontece em Itabirito, Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante o mês de setembro. O dia ainda não foi confirmado pela organização.
O GP cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo tem o patrocínio de X11, SCUD e Arcata. Apoio Prefeitura e Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, Edgers Racing, TV Globo Minas, 98fm, jornais O Tempo e Super Notícia. Supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e organização do Moto Clube Cassios Racing.

E não deixem de acessar em breve um novo site da Cassios Racing com muitas informações e interatividades sobre a Copa Minas Gerais, seus pilotos, parceiros e etc: www.cassiosracing.com.br

[Best_Wordpress_Gallery gallery_type=”thumbnails” theme_id=”1″ gallery_id=”25″ sort_by=”order” order_by=”asc” show_search_box=”0″ search_box_width=”180″ image_column_number=”3″ images_per_page=”30″ image_title=”none” image_enable_page=”1″ thumb_width=”180″ thumb_height=”90″ thumb_click_action=”undefined” thumb_link_target=”undefined” popup_fullscreen=”0″ popup_autoplay=”0″ popup_width=”800″ popup_height=”500″ popup_effect=”fade” popup_interval=”5″ popup_enable_filmstrip=”1″ popup_filmstrip_height=”50″ popup_enable_ctrl_btn=”1″ popup_enable_fullscreen=”1″ popup_enable_info=”1″ popup_info_always_show=”0″ popup_enable_rate=”0″ popup_enable_comment=”1″ popup_hit_counter=”0″ popup_enable_facebook=”1″ popup_enable_twitter=”1″ popup_enable_google=”1″ popup_enable_pinterest=”0″ popup_enable_tumblr=”0″ watermark_type=”none” watermark_link=”http://web-dorado.com”]

Google search engine