Pilotos ASW de FMX realizam sessão aguardada há 10 anos‏

    Riders Inc

    Encontro dos campeões internacionais será apresentado em vídeo com lançamento programado para setembro

    O freestyle motocross (FMX) iniciou há aproximadamente 15 anos no Brasil. Período marcado por desafios, avanços e conquistas. História revisitada, e levada para a pista na última semana de julho. Após uma década de tentativas, impedidas sobretudo por conflitos nas agendas, dois campeões enfim encontram-se para sessões especiais: Marcelo Simões e Cyro Oliveira.

    O encontro se deu em Tupã, interior de São Paulo, no centro de treinamento de Marcelo Simões. E pode ser resumido como retorno às raízes, mas olhando para o futuro. Futuro mirando a evolução técnica dos campeões, e o estímulo às próximas gerações de pilotos brasileiros.

    Um pouco de história

    No início dos anos 2000, Cyro Oliveira desempenhou papel importante na introdução do freestyle motocross no Brasil. Em 2003, venceu a competição inaugural realizada no País. Dois anos mais tarde, trouxe o primeiro título internacional: o Best Whip do Latino Americano de Freestyle Motocross, realizado no Chile. Hoje, aos 34 anos, o piloto de Bragança Paulista segue em plena atividade.

    Quase uma década depois (2014) Marcelo Simões expandiria as conquistas internacionais do Brasil ao vencer o Best Whip do FMX das Nações, na Alemanha. Assim, com dois especialistas nas “entortadas” na pista, presumivelmente a manobra escolhida para puxar as sessões eram os whips.

    Especialistas “entortando” juntos, significa evolução. Fundamental, considerando a progressão da manobra, e aumento da competitividade nas provas Best Whip. “O Cyro é mestre, sempre conseguimos melhorar. Algum detalhe que falta, o outro ajuda. E conseguimos evoluir”, explica Simões. Com a etapa brasileira do Mundial de FMX no horizonte (7 de novembro), este avanço é crucial para o plano de ocupar as primeiras posições no Best Whip estabelecido por Simões.

    Além do aperfeiçoamento dos whips, as sessões estiveram repletas de outras manobras. E contaram também com os pilotos Diego Dias, e os representantes da nova safra, Marcelo Belloto e Griego Chiuso.

    Ao fazer o balanço, “dedicação, diversão e aprendizado” são as palavras escolhidas por Simões. Que resume, tudo, como “voltar às raízes, divertindo-se enquanto se evolui”.

    Toda a ação das sessões foi registrada pela Olho do Drone. Que está produzindo o vídeo com imagens aéreas com lançamento programado para setembro. Por enquanto, fique com o trailer:

    https://pt-br.facebook.com/SimoesFMX

    Fotos: Nilo Pavarini

    Google search engine