A 22ª edição do Red Bull Romaniacs, intitulada Game Changer, coroou mais uma vez Manuel Lettenbichler (ALE, KTM), que não apenas venceu pela sexta vez a prova, como também garantiu o título mundial da modalidade. Com uma performance dominante no último dia, Lettenbichler ampliou sua vantagem sobre os rivais e se aproximou do lendário Graham Jarvis (GBR), o “Rei do Hard Enduro”.

Na categoria Gold, Billy Bolt (GBR, Husqvarna) lutou intensamente e terminou em segundo lugar, seguido por Mario Roman (ESP, Sherco), que mostrou garra e consistência ao longo dos quatro dias de competição. A técnica apurada e a precisão de Lettenbichler foram imbatíveis, permitindo-lhe defender o título com autoridade.

- 1º Manuel Lettenbichler (ALE, KTM)
- 2º Billy Bolt (GBR, Husqvarna)
- 3º Mario Roman (ESP, Sherco)
A categoria Silver foi marcada por uma disputa intensa entre os quatro primeiros colocados. A vitória surpreendente ficou com Eddie Karlsson (SUE, Stark VARG), pilotando uma motocicleta elétrica. Com até oito trocas de bateria por dia, Karlsson provou que a tecnologia elétrica está pronta para enfrentar os terrenos mais desafiadores do enduro.
Justin Elizondo (CRI), piloto Sherco Brasil e que compete no Brasileiro de Hard Enduro, ficou apenas 50 segundos atrás, após alternar na liderança durante toda a semana. Com boa vantagem na liderança até o início do último dia, Justin enfrentou problemas no dia final e consequentemente perdeu toda a vantagem que construiu no decorrer da competição.
Na nova categoria Adventure Ultimate, o embate entre Jonny Walker (GBR, Triumph Tiger 900) e Pol Tarres (AND, Ténéré 700) foi eletrizante. Apesar de Walker vencer o último dia, Tarres manteve a liderança geral e levou o título com uma vantagem de 3m48s.
O último dia começou com Billy Bolt à frente, mas perdeu o rendimento em um trecho pesado. Lettenbichler aproveitou a queda de rendimento do rival e assumiu a liderança, navegando com maestria pelas seções icônicas como “The Revenge”, “Momentum”, “Steroid” e “Wolf’s Nest”, completando os 102km com os tempos mais rápidos em quase todos os checkpoints.
Lettenbichler:
“Acordei sentindo que podia me esforçar. Quando vi Billy na primeira subida, soube que era hora de acelerar. O ritmo foi insano, todos estavam em chamas. Estou super feliz com o resultado.”
Billy Bolt:
“Entrei no dia com esperança, mas sabia que manter o segundo lugar era essencial. Fiquei feliz com meu progresso e com o desempenho geral.”
Mario Roman:
“Foi uma semana de altos e baixos, mas mantive o foco. Este é meu quinto pódio na Romaniacs e estou orgulhoso disso.”
Aos 50 anos, Graham Jarvis mostrou que ainda tem muito a oferecer. Terminou em quinto lugar, enfrentando jovens talentos como Mitch Brightmore, Francesc Moret Clota e Felix Baehker. Uma verdadeira lenda viva do hard enduro.
A arena final foi redesenhada por Andy Fazekas, com múltiplas subidas, saltos, obstáculos e sessões técnicas. A Gold teve que completar o circuito três vezes, encerrando o evento com um verdadeiro espetáculo para os fãs.
Silver
- P1: Justin Elizondo (CRI)
- P2: Tobin Miller (EUA)
- P3: Kornel Ott (HUN)
Bronze
- P1: Diego Chang (GTM)
- P2: Xing Yang (CHN)
- P3: Eddie Findling (ALE)
Adventure Ultimate
- P1: Pol Tarres (AND)
- P2: Jonny Walker (GBR)
- P3: Dawid Szczotka (POL)
Adventure Lite
- P1: Sam Sunderland (GBR)
- P2: Joop Nissink (NDL)
- P3: Daniel Fernandez (COL)
Iron
- P1: Fabio Carvalho (PRT)
- P2: Alexandre Petroiu (CAN)
- P3: Ovidiu Tronaru (ROU)
Atom
- P1: Dmitriy Reznitskiy (KAZ)
- P2: Carlos Gracida (MEX)
- P3: Justin Short (GBR)
eMoto
- P1: Sebastian Dudaș (ROU)
- P2: David Freidinger (AUT)
- P3: Thomas Warmuth (AUT)
eMoto Hobby
- P1: Martin Dosch (ALE)
- P2: Bogdan Cimpu (ROU)
- P3: Ionut Tocitu (ROU)
Martin Freinademetz, fundador do evento, celebrou a participação de 63 nações e o sucesso das novas categorias de aventura e eMoto.
“Este ano foi uma verdadeira virada de jogo. A demanda por motos de aventura em terrenos difíceis é real, e estamos felizes por ter premiado Lettenbichler com o título mundial. O futuro do hard enduro está mais criativo e inclusivo.”
Dos 23 brasileiros inscritos na prova, 7 deles terminaram o Red Bull Romaniacs no TOP 15, mostrando o alto nível que encontra-se a modalidade em nosso país. Em uma prova de recuperação após um inicio complicado, Rigor encerrou a sua participação na 12ª colocação da categoria Gold.

Confira os resultados finais de todos os brasileiros nas disputas

Gold
Rigor Rico – 12ª colocação
Silver
Dudu Furtado – 8ª colocação
Gustavo Abijaude – 50ª colocação
Guilherme Silva – 90ª colocação
Bronze
Gabriel Martins – 5ª colocação
Lucas Barbosa – 9ª colocação
Isaque Josilco – 38ª colocação
Breno Simões – 39ª colocação
Wanderlei Souza – 52ª colocação
Tiago Amstalden – 60ª colocação
Fernando Baeta – 64ª colocação
Leonardo Mello – 103ª colocação
Flávio Machado – 139ª colocação
Daniel Josilco – 143ª colocação
Fabiano Lopes – 166ª colocação
Leo Santana – 178ª colocação
Iron
Douglas Costa – 14ª colocação
Daniel Gonçalves – 20ª colocação
Thiago Farcic – 22ª colocação
Atom
Israel Segundo – 7ª colocação
Jarbas Colombo – 12ª colocação
Giambattista Coscarelli – 34ª colocação
Gianino Coscarelli – 35ª colocação











