O primeiro dia de provas da 2ª etapa do Campeonato Mineiro de Motocross foi marcado por disputas emocionantes entre os favoritos. As mulheres foram as que mais se destacaram e levantaram o público de 4 mil pessoas que compareceu à pista da R. Principal, s/nº, Córrego do Bação, em Itabirito, neste sábado (15).

A MXF começou com Marcely Cazadini na frente e Larissa Daló logo em seguida. A irmã mais nova de Marcely, Lays Cazadini, não largou tão bem. No entanto, ao longo da corrida ela conseguiu alcançar as adversárias e ficou em segundo lugar. Daló ficou na terceira colocação e as também irmãs Iris e Ana Luisa Vieira terminaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.
Lays considerou seu segundo lugar um grande presente, já que a piloto comemora hoje o seu aniversário de 16 anos. Além disso, ela andou pela primeira vez com uma moto 250 cilindradas. “Existe muita rivalidade dentro da pista, então se não existirrespeito entre as pilotos e irmãs, acho que nenhuma de nós estaria aqui com o troféu na mão”, disse Laís.

Júnior

Na Júnior, o paulista Gustavo Pessoa conquistou mais uma vez o troféu da sua categoria. No início da corrida, o atleta de Barbacena, João Victor Carvalho, largou melhor. Porém, Gustavo acelerou e nas voltas seguintes e tomou a primeira colocação. João e os curitibanos Léo Souza e Pepê Bueno protagonizaram uma disputa acirrada pelas outras colocações do pódio, que ficou com Pepê em segundo, Leo Souza em terceiro, João Victor em quarto e Leonardo Cassaroti em quinto.
Nacional

O vencedor desta prova foi um piloto que se acidentou no treino da manhã e acabou desmaiando. Após se recuperar, Venâncio Sanseverino, de Visconde Rio Branco, disparou na frente quando foi dada a largada e não cometeu nenhum erro. Atrás dele vieram Diego Dedel na segunda colocação, João Xavier na terceira, Alefith Langames, Danilo Santana.
Intermediária

Na categoria Intermediária, o piloto de Martinho Campos, Romeu Borges fez o holeshot, mas na quarta volta foi ultrapassado pelo mineiro de Cachoeira do Campo Túlio Pedrosa. Túlio havia começado em quinto lugar, mas andou forte e levou a ponta. A cada trecho da pista ele abriu mais a diferença para os concorrentes e finalizou o percusso com uma vantagem de quase um minuto em relação o segundo colocado, João de Camargo. A terceira posição ficou com Rodinaldo Mateus, a quarta com Romeu Borges e a quinta com João de Oliveira.
MX4

A corrida da MX4 teve pegas emocionantes entre os atletas Dário Júnior, Hudson Pereira, Joseph Alves, Vinícius Rachid e Walter Tardin, que chegou a liderar. Durante os 10 minutos e mais duas voltas de prova, eles revesaram as posições. A diferença entre eles não passou de cinco segundos no final da etapa. O pódio ficou com a seguinte formação: Hudson Pereira em primeiro, Dário Júnior em segundo, Joseph Alves em terceiro, Vinícius Rachid em quarto e Wlater Tardin em quinto.
MX5

A MX5 foi totalmente dominada pelo mineiro de Formiga, Dário Júnior. Experiente e muito bem preparado, Dário era o favorito para a prova e conseguiu cumprir a expectativa. Ele largou na primeira colocação e andou toda a corrida com tranquilidade. Depois dele apareceram Fred Santos no segundo lugar, André Benatti em terceiro, Antônio Fontes quarto e Luis Fontes fechando o pódio.
50cc

A categoria 50cc foi liderada a maior parte do tempo pelo belo-horizontino Bernardo Tibúrcio. Ele largou na frente e ficou na ponta até a última volta, quando caiu e foi ultrapassado pelo goiano Felipe Menezes. Em seguida, vieram Renato Cobucci, Lucas Pereira e Gustavo Torres.
FOTOS: @tiagoshowradical
Domingo
Neste domingo ainda ocorrerão mais sete corridas válidas pela 2ª Etapa do Campeonato Mineiro de Motocross. O público poderá conferir a disputa na MX2, 65cc, MX3, Nacional Pró, Amador, 85cc e MX1. Os treinos livres começam a partir de 8h, os classificatórios às 10h e as provas às 13h.
Por volta de 12h30, no intervalo do almoço, será realizada mais uma apresentação de freestyle. Os pilotos Ciro Oliveira e Rodrigão FMX utilizarão as rampas construídas na pista do Córrego do Bação para realizar saltos radicais, como o Ruler, Whips sincronizados e o Heart Attack, comuns em competições do exterior, como X-Games e X-Figther.
O GP Itabirito tem patrocínio de Coca-Cola FEMSA Brasil, Monster Energy, Motul, X11, Sense, GMI, Água Mineral Ingá, Epa, Mineirão Atacarejo. Co-patrocínio de Motéis Sunny Day, Edgers, O2BH Kawasaki, Ouseuse e Fokus. Apoio Prefeitura de Itabirito, Evolub, RLR, Funny Night, Dispetral, MRP, Bim Resgates, Uniguincho, Rede Samba de Hotéis, Moto Gerais, jornais O Tempo e Super Notícia, Globo Minas, 98fm e 102,5 Estrada Real.