Pelo segundo ano consecutivo, Enzo Lopes, Be Tiburcio e Fábio Santos representam o Brasil no Motocross das Nações, levando consigo não apenas talento, mas também profissionais preparados para colocar os brasileiros frente a frente com os melhores do mundo. Entre os integrantes da delegação está Serginho Suspensões, preparador de suspensão dos três pilotos, que embarcou com a equipe para dar suporte durante os dias de corrida em Ironman.
Serginho destaca a importância da iniciativa da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), que, junto com Honda e Yamaha, viabilizou sua ida ao evento. Reconhecendo o esforço da entidade em montar uma equipe completa, com mecânico, preparador de suspensão e suporte técnico real.

Foto: Arquivo Pessoal
Como o Motocross das Nações trata-se de uma competição intensa onde cada entrada de pista é decisiva, o trabalho de suspensão se torna ainda mais crucial. “O piloto tem já uma série de preocupações e ter alguém focado na suspensão tira um peso enorme das costas deles”, explica Serginho. Ele que já vem trabalhando com os três pilotos desde o início da temporada.
Com experiência internacional, Serginho embarca para os Estados Unidos todos os anos, no início de janeiro, onde passa um mês na sede da Enzo Racing. “É reciclagem. A gente vai se adaptando à nossa realidade e acaba fugindo do que tem que ser. Lá, eles me colocam no trilho de novo. Mesmo com toda a experiência, ainda levo puxão de orelha. Estou sempre pronto para seguir aprendendo e evoluindo.”

Foto: Arquivo Pessoal
Janeiro é o mês ideal, enquanto o Brasil está em transição, nos EUA começam os testes das equipes de Supercross. Serginho acompanha tudo de perto, absorvendo conhecimento e mantendo contato com as equipes de fábrica e principais pilotos do mundo.
“Com 30 anos de motocross e vários títulos, o frio na barriga é o mesmo. A ansiedade, o nervosismo, sempre existirão. Penso por mim e pelos outros. Isso é o que move a gente. Isso é competição”, completou Serginho.
No Motocross das Nações será a primeira vez de Serginho oferecendo suporte ao time, em uma temporada onde os três pilotos do time contaram com o apoio do principal preparador de suspensão do Brasil. A equipe desembarcou nos EUA no último sábado e desde então os trabalhos estão à todo o vapor, ajustando as motocicletas e realizando testes para chegar no fim de semana de corrida com tudo pronto.
Tudo sobre o MOTOCROSS DAS NAÇÕES 2025 você confere no www.SHOWRADICAL.com











