Início MOTO Tudo o que você precisa saber sobre a etapa de abertura do...

Tudo o que você precisa saber sobre a etapa de abertura do MXGP, nesse fim de semana, na Argentina

Foto: Victor Silva
Riders Inc

Nesse fim de semana (9 e 10) será dada a largada para a temporada 2024 do Mundial de Motocross. O palco da vez será Villa La Angostura, Argentina. Esta será a 8ª vez que o circuito sediará uma etapa do MXGP e a 4ª vez que realiza uma etapa de abertura! A primeira vez que o MXGP desembarcou em Villa La Angostura foi em 2015. De lá pra cá a etapa ficou de fora do calendário apenas em 2020 e 2021, devido a pandemia. A pista e o local estão entre os favoritos de todo o paddock, com todos desfrutando das incríveis boas-vindas do povo argentino e do cenário andino.

Além disso, teremos brasileiros na disputa. Fábio Santos e Guilherme Bresolin, da Yamaha Brasil chegam da pré-temporada na Espanha diretamente para o MXGP, à uma semana da abertura do Brasileiro de Motocross. Quem também está na lista de confirmados é o Gustavo Pessoa, da Honda Racing Brasil.

Análise e novidades da categoria MXGP

Rubén Fernández, da equipe HRC, venceu a disputa overall no domingo com 5-1 nas baterias, enquanto Jorge Prado fez 1-6 e ficou com a liderança devido a vitória na prova qualificatória de sábado, somando 10 pontos, algo que ocorreu com bastante frequência ao longo da temporada.

A temporada 2024 começa com nomes de peso em ação. Pela segunda vez na história, dois pentacampeões mundiais começarão a temporada na briga pelo sexto título e, pela primeira vez, com Jeffrey Herlings, da Red Bull KTM Factory Racing, e Tim Gajser, da Equipe HRC, ambos têm menos de 30 anos! Além disso, ao contrário de 2004 com Stefan Everts e Joel Smets, nenhum deles é campeão reinante, pois Prado carregará a placa número 1 na única motocicleta da Red Bull GASGAS Factory Racing na categoria principal.

Gajser e Herlings permaneceram na mesma equipe, HRC Honda para o esloveno e a Red Bull KTM Factory Racing para o holandês. O francês Romain Febvre, vice-campeão no ano passado, apesar de vencer seis GP`s, quatro a mais do que Prado, permanece com o KRT e continua sua busca de nove anos por uma segunda coroa mundial, depois de vencer em 2015.

Romain é acompanhado pela equipe Kawasaki Racing Team pelo 3º colocado de 2023, Jeremy Seewer. Com vice-campeonatos no currículo, a expectativa é de que junto a nova possa buscar o desejado título.

Enquanto Herlings é o único piloto da Red Bull KTM Factory Racing na categoria principal, a equipe HRC continua com Ruben Fernandez, que após a vitória na Argentina, nunca mais chegou ao primeiro degrau no decorrer da temporada, mas ainda conseguiu o 5º lugar na classificação do campeonato.

Glenn Coldenhoff está de equipe nova, a Fantic Factory Racing, ao lado do colega holandês e estreante na principal categoria, Roan van de Moosdjik. Caso Coldenhoff vença um GP a bordo da marca italiana, ele se tornará o terceiro piloto na história do Motocross, depois de Yves Demaria e Alessandro Puzar, a ganhar uma etapa com cinco marcas diferentes ao longo de sua carreira.

Na Monster Energy Yamaha Factory MXGP, o francês Maxime Renaux foi promovido à principal piloto do time na categoria. Na temporada passada, Renaux chegou à vencer dois GP`s e estava na briga pela liderança, mas uma lesão no pé o tirou do páreo. Ele voltou em grande estilo para levar a equipe da França a mais uma vitória no MXoN, em casa.

Maxime terá a companhia do belga quatro vezes vice-campeão da MX2, Jago Geerts. Com 24 vitórias em GP`s (Mesmo número que Cairoli e Vialle venceram na categoria), Geerts fez uma excelente participação no MXoN em 2022, em Red Bud, na ocasião competindo na categoria máxima, a bordo da YZ450F.

Pra fechar o trio, Calvin Vlanderen chega para a sua primeira oportunidade da carreira em uma equipe oficial. Será que isso poderia levá-lo à disputa pelo pódio? O holandês vai espera que sim!

Infelizmente, a Nestaan Husqvarna Factory Racing perdeu seu piloto da categoria MXGP, Mattia Guadagnini, por conta de uma lesão no ombro, sofrida durante testes de pré-temporada. O esquadrão MRT Racing Team BETA mais uma vez espera que o britânico Ben Watson, desta vez com o retorno de Ivo Monticelli na mesma equipe. O piloto suíço Valentin Guillod permanece com a Team Ship To Cycle Honda Motoblouz SR, que também recebe o norueguês Kevin Horgmo do MX2.

Standing Construct Honda MXGP segue com Pauls Jonas, campeão mundial da MX2 em 2017, mas também da boas-vindas ao italiano Alberto Forato, 7º colocado na classificação geral em 2023. A JM Honda Racing segue com Brent van Doninck, enquanto a estrela sueca Isak Gifting está de equipe nova para a sua estreia na 450, a JK Racing Yamaha.

O time Gabriel SS24 KTM, de Shaun Simpson, disputará todo o campeonato, com Josh Gilbert, que também fará uma temporada completa pela primeira vez. O esloveno Jan Pancar sobe para a MXGP em um esquema privado e com apoio de algumas marcas.

Análise e novidades da categoria MX2

No MX2, Jago Geerts dominou o GP da Argentina na temporada passada ao vencer todas as três corridas. Andrea Adamo surpreendeu em sua estreia na Red Bull KTM Factory Racing com dois terceiros lugares e 2º lugar geral, na ocasião Thibault Benistant, da Monster Energy Yamaha Factory MX2 Team, completou o pódio.

A categoria viu quatro vencedores do GP pela primeira vez em 2023, com Liam Everts, da Red Bull KTM Factory Racing, vencendo três, o eventual campeão Adamo, com duas vitórias e a Husqvarna empatada com Kay de Wolf e Lucas Coenen levando uma vitória cada.

Em 2023, a Red Bull KTM Factory Racing mais uma vez trouxe novos pilotos para a equipe e os transformou em vencedores, tanto de etapas, quanto do campeonato, alcançando seu 20º título na MX2, com Andrea Adamo. Liam Everts chegou ao final da temporada em alta e garantiu três vitórias no GP`s. Ambos os pilotos retornam para a equipe em 2024, assim como Sacha Coenen. Liam sofreu uma lesão no polegar em fevereiro, o que o deixa fora da Argentina, retornando apenas para a segunda rodada na Espanha.

Thibault Benistant permanece com a Yamaha Factory Racing MX2, assim como o campeão Europeu, Rick Elzinga e seu sucessor desse título, Andrea Bonacorsi. Bonacorsi foi incrível no MXoN, competindo de 450, onde conquistou o 3º na categoria Open, contribuindo diretamente para o pódio do time italiano.

A Nestaan Husqvarna Factory Racing conta com uma formação de pilotos rápidos, composta por Kay De Wolf e Lucas Coenen, ambos retornando para a equipe em busca de colocar a Husq nontopo. Tanto De Wolf quanto Coenen mostraram-se por diversas vezes os mais rápidos da categoria, principalmente em circuitos de areia.

O terceiro esquadrão de fábrica austríaca, a Red Bull GASGAS Factory Racing, traz mais um forte candidato ao título, Simon Laengenfelder. O alemão terá a companhia do jovem francês, Marc-Antoine Rossi.

Outro novato, o italiano Ferruccio Zanchi, se junta à poderosa Equipe HRC em seu sua estreia no mundial, e ele já mostrou grande velocidade na pré-temporada com uma vitória surpresa. Outro novato, o francês Quentin Prugnieres, que fará parte da equipe F&H Racing Team em 2024.

A notícia mais esperada é a estreia da Monster Energy Triumph Racing, trazendo sua nova máquina TF250-X para competir no mundial. Com o promissor Dane Mikkel Haarup e o sul-africano Camden McLellan, um ex-campeão do EMX85.

TRANSMISSÃO AO VIVO

A emissora Band Sports transmite a baterias da MXGP AO VIVO a partir das 13h15. Para acompanhar as qualificatórias de sábado e as quatro baterias de domingo, adquira o PACOTE COMPLETO NO WWW.MXGP-TV.COM.

COBERTURA SHOW RADICAL

Pelo segundo ano consecutivo o Show Radical está na cobertura completa do GP de abertura da temporada. Diretamente de Villa La Angostura, Argentina, nosso videomaker ADS Productions, será o responsável pela cobertura completa da etapa de abertura do Mundial de Motocross. Acompanhe nosso site e nossas redes sociais para não perder nada sobre a única etapa sul-americana da temporada, eleita por diversas vezes a melhor da temporada.

LISTA DE CONFIRMADOS PARA O GP DA ARGENTINA

Tudo sobre o MXGP 2024 você confere no www.SHOWRADICAL.com

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical  

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca

Google search engine