Brasileiro de Enduro coroa vencedores desse domingo em Aracruz/ES após etapa disputada e com especiais de alto nível.

Com grande público, tradicional competição define vencedores em percurso de altas velocidades; Piloto paulista Vinícius Calafati é o mais rápido da classificação geral. Foto: Tiago Lopes

A tradicional prova de Aracruz (ES) definiu neste domingo (12/6) os vencedores da edição 2022. O evento marca a metade do Campeonato Brasileiro de Enduro e reuniu as feras da modalidade e suas motocicletas em dois dias de disputas, válidas pela sétima e pela oitava etapas da competição nacional. O piloto paulista Vinícius Calafati, da equipe Honda Racing, foi o mais rápido da classificação geral e da E1. A prova somou pontos para outras 18 categorias – incluindo divisões para mulheres e as específicas para as crianças.

“Foi um verdadeiro sucesso. O evento mostrou a força do enduro em Aracruz”, afirma Maurício Brandão, promotor do campeonato, lembrando que o único representante brasileiro no Mundial de Enduro, o piloto Bruno Crivilin, é da cidade capixaba. A prova faz parte do Campeonato Brasileiro desde 2013 e só não integrou o calendário da competição em 2020, por conta da pandemia de coronavírus.

Foto: Tiago Lopes

O público compareceu em peso para ver os pilotos de perto. “O evento funcionou perfeitamente, com prova bem montada e logística muito bem feita. As especiais (trechos cronometrados) eram próximas, permitindo que o público, a organização e as equipes pudessem acompanhar tudo muito bem, ficou tudo muito entrosado. Vale destacar a forte presença do público no Cross Teste que ficou dentro da cidade, fizeram uma verdadeira festa ao lado da especial”, finaliza Brandão.   

Foto: Tiago Lopes

Confira também a super produção de vídeo do nosso video maker ADS Productions nesse segundo dia de competições:

A próxima parada do Campeonato Brasileiro de Enduro 2022 será nos dias 15, 16 e 17 de julho na cidade de Novo Horizonte, em Santa Catarina, palco de nova rodada dupla. Confira o que disse a maioria dos vencedores da prova de Aracruz (ES): 

Vinícius Calafati (equipe Honda Racing, vencedor geral e da categoria E1) – “Mais um ano de prova em Aracruz, um ano muito bom. Venho evoluindo bastante e conquistei mais uma vitória. Estou muito feliz com o resultado e a minha performance. As especiais foram diferentes dos outros anos, teve um trecho novo, de pasto, que ficou bem técnico, além da parte de motocross, que é tradicional daqui. Foi uma bela prova do Brasileiro”.

Vinicius Calafati #32
Foto: Tiago Lopes

Patrik Capila (equipe MXF, vencedor da categoria E2) – “Correr em casa é sempre melhor pela energia de todo mundo aqui, dos amigos. Foi uma boa prova, achei mais fácil que a dos anos anteriores, mas com especiais fantásticas e uma delas inédita, que ficou muito legal. Estou bem feliz com o resultado”.

Patrik Capila #33
Foto: Tiago Lopes

Crispy Arriegada (equipe KTM, vencedor da categoria E3) – “A prova foi muito boa. Eu me senti um pouco estranho com o chão no primeiro dia, estava um pouco duro, e não andei bem. No segundo dia, fiz outros ajustes de suspensão na moto e ganhei mais confiança, estou muito feliz com a vitória”.

Crispy Arriegada
Foto: Tiago Lopes

Luciano Drumond Rocha (equipe IMS Enduro Racing Team, vencedor da EJ) – “Estou muito contente com a prova, gostei demais das especiais. Correr em Aracruz traz um gostinho a mais para todos nós. Evoluí muito a minha pilotagem e fiquei feliz pelos resultados na geral e na minha categoria também”.

Luciano Drumond Rocha
Foto: Tiago Lopes

Leoncio Krüger (equipe Team Carlette, vencedor da E4) – “Gostei muito da prova. Consegui andar melhor no segundo dia – no primeiro, fiz uma boa prova, mas cometi alguns erros”.

Felipe Carlette (equipe Team Carlette, vencedor da EIntermediária) – “Tive um resultado constante no primeiro dia. No segundo, os competidores apertaram, mas eu consegui manter o ritmo bom e ganhar”.

André Luiz Dalsasso (equipe KTM Sportbay, vencedor da E35) – “Foi muito bom, gostei bastante da prova. Estava organizada, bem técnica e com altas velocidades. Imprimi um ritmo muito legal e ganhei o primeiro dia. Procurei manter o ritmo no segundo dia, para mim é um terreno diferente, um pouco mais seco do que a região que eu treino, e consegui a primeira colocação de novo. Agora vou para a próxima, em Santa Catarina”.

André Luiz Dalsasso
Foto: Tiago Lopes

José Monteiro (equipe Raposão Racing, vencedor da E40) – “Foi uma vitória difícil porque não estou acostumado com o terreno, onde eu treino é totalmente diferente de onde eu corri em Aracruz. Estou com uma lesão na mão que me prejudicou bastante, mas tive êxito nos dois dias”.   

José Monteiro
Foto: Tiago Lopes

Frederico Bicalho (equipe Q4, vencedor da E45) – “Vencer uma prova de enduro em Aracruz, um evento tão tradicional e com tanto piloto bom, foi especial demais. Eu acho que hoje o Espírito Santo é o celeiro dos principais pilotos do Brasil na modalidade. Aqui o pessoal investe muito em competição, a gente precisa disso nos outros estados. Competir com um multicampeão e amigo como o Jomar Grecco é um privilégio. Estou muito feliz e vou levar uma lembrança maravilhosa para Minas Gerais”.

Márcio Rogério do Nascimento “Joanita” (equipe Mattos Racing, vencedor da E50) – “A prova foi excelente, com especiais bem técnicas. Tinha que dosar bem para não errar, porque o piso é duro. Então eu dosei na mão para poder terminar a prova. Vim como uma outra moto, uma 450cc, pensei que não fosse dar conta, mas até que deu certo. Consegui ganhar os dois dias e estou na liderança do campeonato”.

Cláudio de Queiroz (vencedor da E55) – “Foi uma boa experiência no meu primeiro enduro FIM, uma festa muito bonita. Teve muita trilha e desafios de velocidade, e eu sou mais do enduro de regularidade. Fiquei bastante satisfeito”.

Bárbara Neves (equipe Honda Racing, vencedora da EF) – “Missão cumprida, finalizando mais uma etapa do Brasileiro de Enduro com vitória. A prova foi muito especial para mim porque estou voltando de uma lesão. Estava um pouco apreensiva, mas cheguei aqui, subi na moto e esqueci todos os problemas. Eu me diverti bastante, consegui andar bem e venci no sábado e no domingo. Isso me dá um ânimo ainda maior para continuar firme no campeonato. Quero agradecer o carinho do pessoal de Aracruz”.

Bárbara Neves
Foto: Tiago Lopes

Jean Izaias (equipe Team Carlette, vencedor da EAmador Nacional) – “Esse fim de semana foi muito bom, corri em casa e estou bem acostumado com o terreno. Vou treinar bastante para a próxima etapa”.

Bernardo Tiburcio (vencedor da Youth) – 
“Fiz uma bela corrida, para mim é uma nova modalidade e consegui o primeiro lugar. As especiais estavam rápidas, ficaram bem destruídas no andar da prova, mas deu tudo certo. Estou muito feliz com o resultado”.

Bernardo Tiburcio
Foto: Tiago Lopes

Henrique Carlesso (vencedor da Infantil) – “Foi muito legal porque eu fiquei em primeiro lugar. O mais difícil foi que eu passei reto em uma curva e na parte das pedrinhas”.

Leandro Carlesso (vencedor da Cadete) – “Foi muito bom correr na minha cidade, fico muito feliz por ter sido o campeão da prova. A corrida foi ótima, gostei da pista e consegui me desenvolver bem. Vou com tudo para as próximas etapas”.

Estevão Rangel (equipe BC11, vencedor da Juvenil) – “O objetivo foi cumprido. A prova foi ótima, consegui o primeiro lugar nos dois dias e ganhei disparado. Foi bom demais. Agora vou treinar para a próxima, esse é o foco”.

Gabriela Azevedo (vencedora da Feminina Kids) – “Foi muito legal. Em relação à prova do ano passado, apesar de ter sido parecida, eu preferi a desse ano. No primeiro dia, fui a primeira a largar, antes dos adultos, e estava escorregando muito. O segundo dia foi melhor por conta das cavas, consegui melhorar o meu tempo”.

O Brasileiro de Enduro 2022 é patrocinado por Honda, TM Racing e KTM. O campeonato conta com o apoio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS Racing, Motorex, Dica, Edgers, Race Tech, Sig Visual, BMS Racing, MR Pro Braces, Parts 57, Expocaccer, HSS, America Sports, Soul MX Trilha, Bomba Racing, Motofire, MCorse, Bamba Racing, Jarva Racing e Tribo Motos. A prova de Aracruz tem o apoio da Prefeitura Municipal, Federação Capixaba de Motociclismo, Campeonato Capixaba Borilli Racing de Enduro, Trail Clube Tribo da Trilha, Ibis Hotéis e Bitti Hotel.  

Foto: Tiago Lopes

Campeonato Brasileiro de Enduro 2022

Classificação após oito etapas

Geral
1º – Vinicius Calafati – 167 pontos
2º – Patrik Capila – 146 pontos
3º – Rômulo Bottrel – 134 pontos

E1
1º – Vinicius Calafati – 194 pontos
2º – Fernando Pereira “Juruna” – 161 pontos
3º – Lolo Anton – 130 pontos

E2
1º – Patrik Capila – 192 pontos
2º – Rômulo Bottrel – 179 pontos
3º – Vitor Borges Garcia – 165 pontos

E3
1º – Crispy Arriegada– 192 pontos
2º – Bruno Martins – 177 pontos
3º – Nicolás Rodriguez – 127 pontos

EJ
1º – Luciano Drumond Rocha – 194 pontos
2º – Joaquim Antônio de Oliveira Neto – 169 pontos
3º – Jean Zandonadi – 160 pontos

E4
1º – Alexandre Valadares “Brankim” – 187 pontos
2º – Leoncio Krüger – 181 pontos
3º – Flávio Volpi – 142 pontos

EIntermediária
1º – Felipe Carlette – 188 pontos
2º – Maurício Quadros – 176 pontos
3º – João Pedro Martini – 163 pontos

E35
1º – André Luiz Dalsasso – 192 pontos
2º – Felipe Legarrea – 185 pontos
3º – Valter Pimenta Gonçalves Junior – 104 pontos

E40
1º – José Monteiro – 194 pontos
2º – Claudiney Couto – 158 pontos
3º – Rodrigo Lopes – 130 pontos

E45
1º – William Menezes – 166 pontos
2º – Luciano de Menezes – 160 pontos
3º – Frederico Bicalho – 131 pontos

E50
1º – Márcio Rogério do Nascimento “Joanita” – 192 pontos
2º – Júlio César Pereira – 135 pontos
3º – Luiz Barbosa de Almeida Júnior – 78 pontos

E55
1º – Manuel Simas– 150 pontos
2º – Cláudio de Queiroz – 50 pontos
3º – Luiz Alberto Croce – 22 pontos

EF
1º – Larissa Lelis – 157 pontos
2º – Bárbara Neves – 150 pontos
3º – Raiane Kusma – 38 pontos

EAmador Nacional
1º – Jean Izaias – 144 pontos
2º – Luiz Gustavo Santos Silva – 118 pontos
3º – Otávio Pelegrino Chicaroni – 117 pontos

EAmador Importada
1º – César Vinicius Costa Boaventura – 197 pontos
2º – Allison Pinto – 159 pontos
3º – Renan Ribeiro – 60 pontos

Youth
1º – Danilo Sfalsim – 132 pontos
2º – Frederico Mediote Rangel – 116 pontos
3º – João Pedro Basilio – 92 pontos

Infantil
1º – João Pedro Grulli – 141 pontos
2º – Henrique Carlesso – 97 pontos
3º – Joaquim Xavier Legarrea – 44 pontos

Cadete
1º – Pedro Henrique Splindler – 124 pontos
2º – Leandro Carlesso – 100 pontos
3º – Theo Ramos – 60 pontos

Juvenil
1º – Estevão Rangel – 150 pontos
2º – Gabriel Kons– 124 pontos
3º – Murilo de Oliveira Cruz – 117 pontos

Feminina (Kids)
1º – Gabriela Azevedo – 147 pontos
2º – Kamili Martins – 91 pontos
3º – Lara – 40 pontos

Resultados (três primeiros) / Prova de Aracruz (ES)

Geral
1º – Vinicius Calafati – 50 pontos
2º – Patrik Capila – 44 pontos
3º – Rômulo Bottrel – 38 pontos

E1
1º – Vinicius Calafati – 50 pontos
2º – Lolo Anton – 42 pontos
3º – Fernando Pereira “Juruna” – 42 pontos

E2
1º – Patrik Capila – 50 pontos
2º – Rômulo Bottrel – 44 pontos
3º – Vitor Borges Garcia – 40 pontos

E3
1º – Crispy Arriegada– 50 pontos
2º – Bruno Martins – 42 pontos
3º – Nicolás Rodriguez – 42 pontos

EJ
1º – Luciano Drumond Rocha – 50 pontos
2º – Joaquim Antonio de Oliveira Neto – 44 pontos
3º – Jean Zandonadi – 40 pontos

E4
1º – Leoncio Krüger – 47 pontos
2º – Alexandre Valadares “Brankim” – 45 pontos
3º – Flávio Volpi – 42 pontos

EIntermediária
1º – Felipe Carlette – 50 pontos
2º – Maurício Quadros – 44 pontos
3º – Olacir Pontieri Filho – 38 pontos

E35
1º – André Luiz Dalsasso – 50 pontos
2º – Felipe Legarrea – 44 pontos
3º – Aloizio de Assis Filho “Loló” – 40 pontos

E40
1º – José Monteiro – 50 pontos
2º – Claudiney Couto – 42 pontos
3º – Adriano de Ávila – 42 pontos

E45
1º – Frederico Bicalho – 47 pontos
2º – Jomar Grecco – 47 pontos
3º – Luciano de Menezes – 38 pontos

E50
1º – Márcio Rogério do Nascimento “Joanita” – 50 pontos
2º – Antonio Celso de Abreu – 42 pontos
3º – Luiz Barbosa de Almeida Junior – 40 pontos

E55
1º – Cláudio de Queiroz – 50 pontos
2º – Luiz Alberto Croce – 22 pontos
3º – Marcelo Costa Guerra – 20 pontos

EF
1º – Bárbara Neves – 50 pontos
2º – Larissa Lelis – 44 pontos

EAmador Nacional
1º – Jean Izaias – 50 pontos
2º – Luiz Gustavo Silva – 42 pontos
3º – Otávio Pelegrino Chicaroni – 40 pontos

EAmador Importada
1º – César Boaventura – 50 pontos
2º – Allisson Pinto – 44 pontos
3º – Vinicius Aguilar – 20 pontos

Youth
1º – Bernardo Tiburcio – 50 pontos
2º – João Pedro Basílio – 42 pontos
3º – Danilo Sfalsim – 40 pontos

Infantil
1º – Henrique Carlesso – 50 pontos
2º – João Pedro Grulli – 44 pontos
3º – Gustavo Carlott dos Santos – 40 pontos

Cadete
1º – Leandro Carlesso – 50 pontos
2º – Rian Vassoler – 44 pontos
3º – Davi Delevedove – 38 pontos

Juvenil
1º – Estevão Rangel – 50 pontos
2º – Vitor Blank Ribeiro– 44 pontos
3º – Gabriel Kons – 40 pontos

Feminina (Kids)
1º – Gabriela Azevedo – 50 pontos

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡! 

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!