InícioBIKEBIKE: Hans Becking (HOL) e José...

BIKE: Hans Becking (HOL) e José Dias (POR) iniciam a Santander Brasil Ride Bahia com vitória no prólogo

Publicado em

A 11ª edição da Santander Brasil Ride Bahia teve início na tarde deste domingo (7) em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, com a realização do prólogo de 20,8 km e 327 m de altimetria acumulada. Apontada como uma das favoritas, a dupla formada por Hans Becking (HOL) e José Dias (POR), da Buff Scott MTB, saiu na frente e venceu a primeira de sete etapas da principal stage race premium do mundo. Na elite feminina, a vitória foi brasileira, com Marcella Toldi e Lutecia Azevedo, da 4Fun Bike Center.

A dupla de Hans Becking e José Dias foi a segunda do dia a largar na arena da Santander Brasil Ride Bahia, apenas 30 segundos após Tiago Ferreira (POR) e Wout Alleman (BEL), da DMT Race Team. Hans e José foram os mais rápidos do prólogo, com o tempo de 47min38. Os melhores brasileiros foram Lukas Kaufmann e Sherman Trezza, em 48min15, conquistando a segunda posição e a camiseta de líderes das Américas. O top 3 teve Edson Rezende e Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini Racing), em 48min54. Tiago e Wout, também favoritos ao título, ficaram em quarto, em 48min54, a 1min15 dos líderes.

Hans e José não esconderam a felicidade por terem começado com tudo a edição de 2021 da prova no extremo Sul da Bahia. “Muito bom iniciar com essa camiseta amarela. Decidimos começar devagar, porque a temperatura estava muito quente. Rodamos no nosso ritmo e fizemos uma boa apresentação. Vencer a primeira etapa é bastante legal, para a nossa confiança, mas sei que foram apenas cerca de 5% da prova toda. É sempre bom começar com o pé direito e não precisar correr atrás. Temos uma semana inteira pela frente, mas estou bastante feliz pelo início”, comemorou o holandês.

“Esta é minha terceira vez na prova, porém a primeira ao lado do Hans. Para nós este prólogo era uma incógnita. Estava muito calor e sabemos que este é um ponto crucial da disputa. Ouvimos nosso corpo, administramos a temperatura, que é realmente diferente nesta época do ano de Portugal para aqui. Estar aqui e vencer esse primeiro dia, é bom demais. Não poderia ser melhor”, enalteceu José Dias.

Camiseta Branca para veteranos da prova – O fato de terem competido ao todo 17 vezes na prova na somatória da dupla, dez vezes Lukas Kaufmann e por sete oportunidades Sherman Trezza, fez toda a diferença para os experientes ciclistas iniciarem o evento com a vice-liderança no geral e a primeira colocação entre os ciclistas das Américas. 

“Inicio positivo, porque é uma etapa muito intensa, principalmente para o Lukas, há muito tempo sem competir. Ou seja, era uma dúvida saber como iríamos desempenhar. Estamos felizes, porque andamos equilibrados. Nos ajudamos bastante e isso mostra que nenhum de nós dois está mais forte ou fraco do que o outro. Subir no pódio é uma recompensa. Prova redonda, sem erros. Felizes demais pelo resultado, sabendo que nesta segunda a ultramaratona começa de verdade”, contou Sherman.

Lukas e Sherman
Foto: Wladimir Togumi

“Mais de um ano sem competir, medindo esforço apenas por aplicativos esportivos. Tentei me manter em força e fiz treinos específicos para a Santander Brasil Ride Bahia, mas não foi tão ótimo como eu gostaria. Estamos na frente de jovens atletas brasileiros, que são muito fortes e evoluíram demais, ou seja, mostra que eu e Sherman nos complementamos realmente bem. Ele melhor no plano e eu nas subidas. Estamos inteiros e estou mais do que feliz”, vibrou Lukas.

Quarta posição para Tiago e Wout – Dupla que iniciou a prova com o numeral 001, Tiago Ferreira e Wout Alleman tiveram um desempenho satisfatório dentro de sua avaliação. “Primeiro dia é sempre intenso e de nervosismo para começar. Os atletas têm um choque, com o calor aqui da Bahia, especialmente o Wout não sentiu-se bem, por não estar habituado a grandes temperaturas. No entanto, acredito que foi um bom início. Tentamos rodar da melhor forma quando ele começou a sentir o calor e acho que nesta segunda começa a prova de verdade. Estamos na luta, não tivemos nenhum tipo de problema e estamos felizes por estar aqui e por tudo ter corrido bem”, analisou Tiago.

Tiago e Wout
Foto: Ney Evangelista

Mau início para a Specialized Racing BR – A dupla formada por Gustavo Xavier e Alex Malacarne, dois estreantes e considerados favoritos na competição, teve que superar um problema logo nos primeiros dez metros da competição. Malacarne teve sua corrente estourada e levou cerca de dez minutos para realizar o conserto. Ou seja, o sonho de disputar as primeiras colocações começou mal, ao terminarem os 20,8 km do prólogo em 59min37. 

Equipe Specialized Racing BR conserta corrente
Foto: Mário Jordany

Elite feminina – Na disputa feminina, o início foi melhor para a dupla brasileira formada por Marcella Toldi e Lutecia Azevedo, que cruzaram a linha de chegada em 1h03min48. A segunda colocação ficou com as alemãs Naima Diesner e Anna Jördens, da 9th Wave Cycling Doctore Bike. Aline Olmedo e Lucineia Brunetta completaram o top 3 do prólogo, em 1h05min04 e 1h11min18, respectivamente.

Marcella e Lutecia
Foto: Wladimir Togumi

“Me senti muito bem neste prólogo. Lutecia e eu estamos em sintonia e trabalhamos super bem durante esta primeira etapa. O astral está ótimo. Chegamos cerca de um minuto na frente da dupla segunda colocada. O prólogo é só uma pequena parte, mas é uma prévia do que será essa Santander Brasil Ride Bahia”, comentou Toldi. “Estou confiante. Só acaba quando termina, mas essa competição vai ser nossa”, completou, esbanjando confiança.

“Foi uma diversão absurda. Foi muito melhor do que eu imaginava. Percurso super técnico e melhor do que ontem (sábado), quando fizemos o reconhecimento e estava escorregadio. Deu para acelerar tudo o que podíamos. Foi show. Agora, esperar para ver esses seis dias pela frente. Tenho certeza que vai dar tudo certo”, avaliou Lutecia.

Café da manhã dos Guarinis – O tradicional Café da Manha dos Guarinis, aqueles ciclistas que competiram três ou mais vezes a Santander Brasil Ride, foi realizada na manhã deste domingo no Eco Park Resort, em Arraial d’Ajuda. Lá, estiveram convidados da organização, além deste seleto grupo de competidores que marcaram seu nome na história da principal stage race premium do mundo.

Os Guarinis da edição de 2021
Foto: Wladimir Togumi

Programação ao vivo – Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição, dia após dia. Serão oito os programas, de sábado (6) a sábado (13). Confira a grade diária do programa, que será transmitido no YouTube da prova e no Facebook:
Domingo – 07/11 – 19h
Segunda – 08/11 – 20h
Terça – 09/11 – 19h
Quarta – 10/11 – 19h
Quinta – 11/11 – 20h
Sexta – 12/11 – 19h
Sábado – 13/11 – 21h

Resultados do prólogo

Elite masculina:

1 – Hans Becking e José Dias – 47min38
2 – Sherman Trezza e Lukas Kaufmann – 48min15
3 – Edson Rezende e Ulan Galinski – 48min46
4 – Tiago Ferreira e Wout Alleman – 49min57
5 – Mario Veríssimo e Kennedi Lago – 50min01

Elite feminina: 

1 – Marcella Toldi e Lutecia Azevedo – 1h03min48
2 – Naima Diesner e Anna Jördens – 1h95min04
3 – Aline Olmedo e Lucinéia Brunetta – 1h11min18
4 – Ada Pires e Raiza Zortea – 1h19min47
5 – Magdalena Estrada e Lilian Pedroso – 1h22min03

O Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Esporte apresentam a Santander Brasil Ride Bahia, através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento, que em 2021 chega a 11ª edição, tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte), Santander, Specialized, Jeep, Shimano e Unidas. Conta com os apoios de Continental, Full Gas, HB, Garmin, RedBull, Spot, Squirt, Thule, além de ter as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga e o Instituto Brasil Ride como apoiadores institucionais do evento. 

As 7 etapas da ultramaratona:
2ª etapa, dia 8/11 – 132 km e 2.350 m de altimetria de Arraial a Guaratinga 
3ª etapa, dia 9/11 – 58,7 km e 1.350 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 10/11 – 103 km e 2.377 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 11/11 – 143 km e 2.336 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 12/11 – 31,7 km e 564 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
7ª etapa, dia 13/11 – 46,7 km e 548 m de altimetria em Arraial d’Ajuda

Santander Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡! 

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca

VEJA TAMBÉM

Brasileiros da Yamaha estreiam no Espanhol de Motocross com resultados sólidos

Os pilotos da Yamaha Racing Brasil começaram a temporada internacional em...

Brasileiros da Yamaha estreiam no Espanhol de Motocross com resultados sólidos

Os pilotos da Yamaha Racing Brasil começaram a temporada internacional em alto nível no Campeonato Espanhol de...

ENTREVISTAS

PRMX: Segundo dia de provas em Piên/PR é marcado por casa cheia e provas eletrizantes

O segundo dia do Paranaense de Motocross, realizado no Motódromo Eduardo Rudnick, em Piên/PR,...

2ª edição do Festival MTB será a atração para os ciclistas Sul-mineiros no dia...

No dia 12 de agosto, Varginha/MG será palco da 2ª edição do MTB Festival. O evento que agitou os ciclistas Sul Mineiros no ano...

BIKE: Equipe ‘Edson Rezende Bike Team’ garante o título na Copa Soul Internacional, em...

O time 'Edson Rezende Bike Team' esteve presente no último final de semana na terceira etapa da Copa Soul Internacional, válida também pelo Campeonato...

Henrique Avancini é Top 10 na prova de Cross Country Olímpico de Banyoles, na Espanha

Na manhã do último domingo, foi disputada em Banyoles, na Espanha, a prova de...

Lucas Borba conquista pódio no Red Bull Valparaíso Cerro Abajo

Red Bull Valparaíso Cerro Abajo é o downhill urbano mais insano do planeta. Quem...

Paulistas de MTB movimentam o ciclismo em março

O ciclismo paulista terá um mês de março com bastante atividade. Além da prova...

Kenda Open Cup MTB 2023 contará com cobertura completa Show Radical

Maratona ocorre nas montanhas e vales do interior de SP e Sul de Minas....

Bikes: Conheça todos os campeões da 36ª edição do Rally Piocerá

No circuito de bikes, 17 atletas finalizaram os cinco dias de Piocerá na Rota...

Bikes: Primeiro dia do Rally Piocerá 2023 é marcado por chuva, areia e muita velocidade em Barreirinhas (MA)

A primeira etapa da prova de bikes de MTB Cross-Country XCS do Rally Piocerá...

Sense Factory Racing apresenta Marcela Lima. Atleta vai focar na disputa do XCE em 2023.

A ciclista Marcela Lima, de apenas 22 anos é a mais nova integrante da...

Sherman Trezza e Patrícia Loureiro conquistam o título brasileiro de E-MTB XCO no MTB Weekend

A edição inédita do MTB Weekend teve fim neste domingo (4) sendo encerrada em...

4º etapa do PUMP League Brasil acontece nesse fim de semana no Mobai Bike Land

Pump League Brasil???????? Mobai Bike Land Dias 03 e 04 de dezembro 2022...

AO VIVO: ABERTURA DO PARANAENSE DE MOTOCROSS EM PIÊN/PR | DOMINGO

Assista as corridas de domingo AO VIVO na abertura do Paranaense de Motocross, em Piên/PR com a cobertura Show Radical diretamente da pista.  https://www.youtube.com/watch?v=ryTyAANrx4Y Ver essa foto no Instagram ...

Abertura do Paranaense de Motocross em Piên/PR tem sábado de treinos e provas acirradas

O município de Pien, no Paraná, voltou a ser palco do Paranaense de Motocross após 17...

AO VIVO: abertura do Paranaense de Motocross em Piên/PR | Sábado

Assista as corridas de sábado AO VIVO na abertura do Paranaense de Motocross, em...

Borilli Racing assume naming rights do Campeonato Gaúcho de Motocross e Velocross em 2026

Marca reforça investimento no esporte e lança projeto de formação de novos pilotos no...

Lançamento: Sidi CROSSAIR X ganha novas cores e edição especial “Tony Cairoli”

A Sportsco, distribuidora exclusiva das marcas Mattos Racing, POD, 100%, AIROH e outras líderes nas...

Abertura do Paranaense de Motocross terá apoio da Prefeitura e Governo Estadual

A abertura do Campeonato Paranaense de Motocross acontece neste fim de semana em Piên/PR,...

S2 Nordeste inicia a 8ª temporada com novos desafios no MX1GP Brasil

A equipe S2 Nordeste dá início à sua oitava temporada cruzando o Brasil para...

Biker Acessórios marca presença na 10ª Trilha dos Metralhas

A Biker Acessórios participou ativamente das comemorações do 10º aniversário do Metralhas Trilheiros, realizado...

AMA Supercross: Jorge Prado fora da etapa de Daytona

O espanhol Jorge Prado, piloto da Red Bull KTM, não estará presente na oitava...
Translate »