Início BIKE Sherman Trezza e Patrícia Loureiro conquistam o título brasileiro de E-MTB XCO...

Sherman Trezza e Patrícia Loureiro conquistam o título brasileiro de E-MTB XCO no MTB Weekend

Ciclista de Lambari (MG) liderou a prova na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), ao término de todas as seis voltas, concluindo os 34,5 km em 1h19min08. Foto: Ultrafotos
Riders Inc

A edição inédita do MTB Weekend teve fim neste domingo (4) sendo encerrada em alto nível. Os ciclistas da elite masculina do Campeonato Brasileiro de E-MTB XCO foram os responsáveis por fechar com chave de ouro o evento, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG). Após seis voltas completadas – cada uma com 5,75 km – totalizando 34,5 km, Sherman Trezza sagrou-se campeão nacional de E-MTB XCO pela primeira vez em sua carreira. O ciclista mineiro, de Lambari, não deu chance aos seus rivais, concluindo todas as voltas da prova em primeiro lugar.

“Super feliz com meu resultado, conquistando o título brasileiro. Temos que valorizar o fato de neste ano o Brasileiro de E-MTB XCO ter sido separado do Brasileiro de XCO de bike convencional, porque deu oportunidade há um maior número de atletas de competirem na prova. Uma modalidade nova, não só para o Brasil mas também para os países do exterior. Começamos a ter agora ciclistas especialistas em E-Bike, que vai ser a tendência no futuro. Esta é uma grande ferramenta, para nós atletas profissionais e também para atrair novos adeptos ao ciclismo”, comentou Sherman Trezza. 

Pódio do Brasileiro de E-MTB XCO Masculino (Crédito: Utrafotos)

Especialista em Cross Country Olímpico (XCO) em toda sua carreira, Sherman Trezza venceu a disputa superando fortes concorrentes, todos eles que também já tinham muita história no ciclismo nacional. Sherman ficou logo à frente do multicampeão brasileiro Rubens Valeriano e de José Gabriel Marques (atual bicampeão da CIMTB), vice-campeão e terceiro colocado, respectivamente, do Brasileiro de E-MTB Bike. O pódio foi completado por Roger Renso e Pedro Hilo. Lukas Kaufmann, Mario Couto, Gabriel Giovaninni, Luiz Cocuzzi e Diego Knob completaram as 10 primeiras colocações.

“Confesso que não desenhei nenhuma estratégia específica para esta prova, porque era tudo novo para mim. Foi a primeira vez que competi em uma corrida de bike elétrica. Assim, não sabia como meu corpo se comportaria e como as coisas iriam transcorrer. Fazer uma largada boa era crucial para obter um bom resultado. Consegui encaixar bem no começo e iniciar em terceiro lugar, para depois alcançar a ponta e daí em diante me concentrei, para não errar em momento nenhum”, avaliou Sherman.

Top 5 do Brasileiro de E-MTB XCO Masculino
1 – Sherman Trezza de Paiva: 1h19’08”
2 – Rubens Donizete Valeriano: 1h20’04”
3 – José Gabriel Marques de Almeida: 1h22’16”
4 – Roger Renso Silva: 1h22’39”
5 – Pedro Hilo de Almeida Bertallo: 1h22’57”

Na categoria Feminina, Patrícia Loureiro dominou a prova do começo ao fim, não dando muitas chances para suas adversárias. O vice-campeonato ficou com Marcela Lima, ciclista local da região, seguida da paulista Stefanye Silva, atual campeã de E-MTB XCO na principal prova do país, a CIMTB. O top 5 teve ainda Letícia Coura, ciclista de Nova Lima, e Fabiana Brandão, ambas ciclistas que travaram uma bela disputa pela quarta colocação.  

“É maravilhoso ser campeã. É sempre uma delícia conquistar um título. Nós treinamos muito, para conseguir atingir feitos como esse. Já fui campeã brasileira de downhill diversas vezes e, além desses dois títulos de E-MTB XCO, este ano conquistei o título nacional de E-Enduro”, comemorou Patrícia. “Ao meu ver, a largada na corrida de E-MTB XCO era o ponto mais importante. Se eu tivesse largado mal, mais para atrás no pelotão, seria muito difícil para mim em uma pista com trechos estreitos e extremamente técnica como essa. Ou seja, perderia muito tempo para fazer ultrapassagens. Essa era a parte mais importante”, completou.

Ciclista paulista dominou a prova do começo ao fim em Nova Lima (MG), concluindo as cinco voltas do circuito de Cross Country Olímpico (XCO) em 1h20min10

“Talvez, fisicamente eu poderia não estar no nível de algumas concorrentes, especialistas do XCO de bike convencional, mas com certeza na parte técnica eu consegui me destacar. Minhas adversárias eram mais fortes em termos físicos, mas tecnicamente, por eu ter uma bagagem forte do downhill, isso me ajudou bastante”, contou Patrícia. “Eu não defini uma estratégia pré prova, apenas foquei em fazer uma boa largada. O restante eu deixei fluir”, concluiu Patrícia, que elogiou bastante o circuito do MTB Weekend, com vários single tracks e nenhum trecho de estradão, ou seja, o puro XCO.

Top 5 do E-MTB XCO Feminino
1 – Patrícia Loureiro – 1h20’10”
2 – Marcela Lima – 1h26’23”
3 – Stefanye Silva – 1h26’59”
4 – Letícia Coura – 1h31’01”
5 – Fabiana Brandão – 1h31’05”

Organização satisfeita com o resultado
Para muitos que estiveram na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, durante esses três dias de competição, a sensação era de que o evento foi um sucesso. Se nos dias que antecederam o MTB Weekend as fortes chuvas chegaram a preocupar, entre sexta e domingo (2 a 4) o tempo ficou firme, com poucos momentos com chuva na arena e na pista. 

“Foi um grande prazer realizar este primeiro ano do MTB Weekend em Nova Lima. Foram vários desafios, a começar por uma programação intensa e deu tudo certo. Choveu durante os dias da montagem, mas no final de semana fomos muito favorecidos com um tempo firme em grande parte da competição. Montamos uma estrutura para receber o público da cidade e de toda a região, bem como os atletas que vieram de diferentes partes do Brasil. Conseguimos atingir um importante objetivo, que era o da valorização da bike elétrica, com mais de 100 inscritos na E-Bike”, comentou Rogério Bernardes, organizador do evento.

“Montamos uma agenda que permitisse fazer esse evento todo num só final de semana e de uma forma em que todos pudessem competir em todas as provas, se o atleta quisesse. Competição para amadores e iniciantes, bike elétrica na Maratona, no Eliminator (XCE) e no Cross Country Olímpico, além da realização do Campeonato Mineiro de XCO. Tivemos a edição inédita do Brasileiro de XCE. Só temos a agradecer a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em nome do presidente José Vasconcellos, e a todos os funcionários de lá, a Federação Mineira de Ciclismo (FMC), em nome do Paulo Aquino, e aos patrocinadores Sense Bike e CSul, além de Prefeitura Municipal de Nova Lima”, conclui Bernardes.

O local do evento
A região da Lagoa dos Ingleses é conhecida nacionalmente pelas inúmeras trilhas, por onde se aventuram os amantes de esportes, como o mountain bike, em suas diversas modalidades. O evento pretende atrair mais de 1.000 visitantes e turistas das 5 regiões do país e, com isso, movimentar a cadeia produtiva em estabelecimentos como hotéis, pousadas, bares, restaurantes, dentre outros.

Sobre o MTB Weekend
Realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Lima por meio da Secretaria de Turismo e organizado pela CIMTB o MTB Weekend conta com os patrocínios de Sense Bike e CSul, co-patrocínio de Probiótica, apoios de Shimano, Arrival, Açaí Fresh e Cervejaria 040, e a parceria institucional de Associação Geral, Centro Comercial, Emater e Projeto Trilhas. A supervisão fica por conta da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical ?⚡! 

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!

Google search engine