InícioBIKEEquipe Caloi cresce e investe no...

Equipe Caloi cresce e investe no ciclismo feminino com a tutela de Henrique Avancini

Publicado em

Fortalecer ainda mais o ciclismo brasileiro, consolidando atletas de grande potencial no cenário competitivo internacional, assim como lapidar ciclistas promissores, são os principais objetivos da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing na temporada 2022. E para promover essas iniciativas, a Caloi – marca com 124 anos de história e sinônimo de bicicleta no Brasil –, aumentou seus investimentos no time.

Nesse ano, com uma nova formação, a equipe Caloi / Henrique Avancini Racing terá mais atletas: cinco no total, cada um de um estado brasileiro. Além de uma estrutura criada exclusivamente para desenvolver o mountain bike feminino brasileiro.

“A Caloi / Henrique Avancini Racing continua trazendo o conceito de buscar a evolução, buscar melhorias, e de estabelecer um nível de referência para as equipes no Brasil em relação ao que pode ser feito dentro da modalidade. Nós temos uma ampliação de estrutura e de calendário internacional. Tivemos um crescimento no número de atletas e, consequentemente, criamos novas funções de staff que operam de forma contínua e em ligação direta com a equipe”, explica Henrique Avancini, que é o grande idealizador do projeto e atua como mentor dos atletas.

Em Petrópolis (RJ), onde está localizado o Race Service da Henrique Avancini Racing, a estrutura de alta performance, criada em 2020, ganhou uma casa para os atletas no decorrer do ano passado. Trata-se de um local que abriga ciclistas fixos, além de outros que ficam hospedados para períodos de treinos específicos/estratégicos. Ao todo são 14 profissionais dedicados aos atletas – treinador, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, mecânicos, entre outros serviços –, para que o Brasil evolua e cresça no cenário competitivo.

Equipe Caloi cresce e investe no ciclismo feminino com a tutela de Henrique Avancini

“A equipe Caloi / Henrique Avancini Racing é o maior projeto do ciclismo brasileiro de mountain bike. Em 2012 começamos a nossa parceria com o Henrique, criando o time Caloi Elite e tendo ele como um dos atletas. O Henrique então despontou no cenário esportivo e sua parceria com a gente só cresceu desde então. Hoje, nosso grupo não só tem orgulho de dizer que patrocina o Henrique há uma década, como também podemos dizer que o temos como grande parceiro para ajudar o Brasil a evoluir na categoria. Por meio da equipe, fornecemos todo o suporte para fortalecermos o Brasil no cenário do mountain bike”, diz Eduardo Rocha, diretor de marketing e comercial da Caloi.

Na nova formação da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing há três novos integrantes, sendo duas mulheres: Sabrina Oliveira e Luiza Souza, ambas com 19 anos, e Cainã Oliveira, de 20 anos. Eles terão como parceiros de equipe os jovens, mas já experientes, Edson Rezende e Ulan Galinski, remanescentes do time.

Equipe Caloi cresce e investe no ciclismo feminino com a tutela de Henrique Avancini

“Nós mantivemos o Ulan Galinski e o Edson Rezende, que são os atletas que acredito que já tenham absorvido nosso método muito bem, então com esses dois é mais uma questão de desenvolvimento do que de formação. Nós acreditamos que os dois tenham muito potencial, são atletas com potencial olímpico, então é isso que vamos buscar nas próximas temporadas com eles. Também busquei atletas promissores e que estivessem fora do radar, atletas que para mim já mostraram alguns ingredientes de quem podem performar bem e que tenham talvez absorvido menos em formação, sejam mais abertos, mais crus, para que possam receber nosso conhecimento, nosso método. É o caso do Cainã Oliveira, atleta que tem uma desenvoltura técnica muito natural. Acredito que ele possa se beneficiar da convivência com o Edson e Ulan, e também trazer um frescor da juventude, da jovialidade para os dois. Junto a isso começamos um programa feminino mais aprofundado, mais dedicado, com um estudo mais minucioso do que podemos fazer para desenvolver mulheres e, foi com esse objetivo que trouxemos a Luiza e a Sabrina, junto com uma nova função de staff para se dedicarem a essas meninas. O objetivo é desenvolver um programa feminino dentro do nosso projeto que possa realmente trazer um crescimento para categoria feminina. Traçamos um plano e estou bastante empolgado para ver quais resultados teremos a médio prazo”, explica Henrique Avancini.

No comando do time está Ruy Avancini, pai de Henrique. Ex-atleta, ele ocupa o cargo de chefe da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing e aponta os desafios do time para a temporada.

“Ao final de cada ano das competições eu tenho a impressão de que o ano seguinte será mais fácil de conduzir, e quando a nova temporada se inicia, eu percebo que outros grandes desafios surgem. Para essa próxima temporada, além de todo o crescimento que buscamos a cada ano, estamos iniciando um investimento na categoria feminina. Ainda é um projeto inicial para que possamos adquirir experiências para termos um time com estrutura voltado só para a categoria. Vamos continuar trabalhando para evoluirmos no crescimento do nosso esporte”, conclui Ruy.

Além da Caloi, a equipe tem também como patrocinadores Shimano, Barbedo, Session, Morgan Blue, Vittoria, SIS, Abus, Amino Vital, Oakley, Thule, Pimenteira Imperial, Vörr, Bauerfeind, Fokus e GreenPeople.

Para conteúdos da equipe, acompanhe:
@caloiperformace
@henriqueavanciniracing

FICHA TÉCNICA DOS ATLETAS

Nome: Luiza Souza
Idade: 19 anos
Data de Nascimento: 25/08/2002
Local de Nascimento: Curitiba (PR)
Disputará provas da categoria Sub-23
Principais conquistas: Campeã Geral do CIMTB 2021 (Sub-23), Campeã da Taça Brasil de XCO 2021 Goiânia (Sub-23), Vice-Campeã Brasileira de XCO 2020 (Júnior), Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2018/2019 (Júnior/Juvenil), Campeã do Ranking Brasileiro de Estrada 2019 (Júnior)

“Vejo como uma oportunidade única de crescimento, dentro e fora do esporte, integrar o time Caloi / Henrique Avancini Racing. A junção de diversos atletas e pessoas com muita experiência no esporte gera muito conhecimento e espero poder aproveitar ao máximo essa chance de aprender com os melhores. Agora é trabalhar para fazer uma temporada consistente, tentando alcançar uma boa performance e poder iniciar uma disputa mais acirrada com a categoria Elite Feminina.”

Nome: Sabrina Oliveira
Idade: 19 anos
Data de Nascimento: 14/02/2002
Local de Nascimento: São Paulo (SP)
Disputará provas da categoria Sub-23
Principais conquistas: Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2021 (Sub-23), Campeã do CIMTB Taubaté 2021 (Sub-23), Campeã do CIMTB de Araxá e Petrópolis 2019 (Júnior),
Vice-Campeã do Brasileiro de XCO 2018 (Juvenil), Campeã do Brasileiro de XCO 2017 (Juvenil)

“Chegar ao time Caloi / Henrique Avancini Racing é uma grande oportunidade de evoluir como pessoa e como atleta, e deixar, futuramente e com muita dedicação, uma marca brasileira no ciclismo XCO feminino. Meu grande objetivo é adquirir o máximo de experiência e resistência, e bater guidão com as melhores do Brasil.”

Nome: Cainã Oliveira
Idade: 20 anos
Data de Nascimento: 29/01/2002
Local de Nascimento: Sobradinho (DF)
Disputará provas da categoria Sub-23
Principais conquistas: 3º Colocado no Campeonato Brasileiro de XCO 2021 (Sub-23), Campeão do Brasileiro de XCO 2020 (Júnior)

“Espero muito aprender o lado profissional do mountain bike nesse novo ciclo que se inicia. Tenho certeza que vou ganhar muita experiência trabalhando com o Henrique e também os atletas do time, além dos staffs.”

Nome: Edson Rezende
Idade: 25 anos
Data de Nascimento: 24/01/1997
Local de Nascimento: Lavras (MG)
Disputará provas da categoria Elite
Principais conquistas: 3° Colocado na Brasil Ride categoria Open 2021, 4° Colocado no Brasileiro de XCO 2021 (Elite), Campeão Internacional Estrada Real 2019 (Elite), Campeão Brasil Ride categoria America Man (2019), Campeão do CIMTB 2019 (Sub-23), Campeão do Brasileiro de XCO 2019 (Sub-23)

“Estar na equipe Caloi / Henrique Avancini Racing é a oportunidade de concretizar meus sonhos, pois tenho ao meu lado pessoas que trabalham comigo para que eu possa concretizar meus objetivos. Minha meta para 2022 é vencer as principais provas, como Campeonato Brasileiro e Araxá, e ter uma temporada sólida e consiste dentro do top 3.”

Nome: Ulan Galinski
Idade: 23 anos
Data de Nascimento: 19/06/1998
Local de Nascimento: Vale do Capão (BA)
Disputará provas da categoria Elite
Principais conquistas: Campeão do Brasileiro de Maratona 2021 (Elite), Campeão da Taça Brasil de XCO 2021 (Elite), Campeão da Copa Internacional 2020 (Super Elite), Vice-Campeão do Brasileiro de XCO 2019 e 2020 (Sub-23), 14º Colocado no Campeonato Mundial de XCO 2020 (Sub-23)

“Me sinto honrado em fazer parte da Caloi / Henrique Avancini Racing, equipe com estrutura de nível mundial e que, além de pregar o desenvolvimento do esporte no Brasil, prega valores com os quais me identifico. Fazer parte de algo tão grande é uma grande responsabilidade, sou grato por fazer parte dessa família e me sinto pronto para representá-los da melhor forma dentro das pistas. Meu objetivo é continuar me desenvolvimento de forma consciente. Acredito que os resultados serão consequência disso, o título Brasileiro de XCO é sem dúvida uma grande meta, além de estar pronto para brigar por vitórias em todas as provas que disputarei a nível continental. Quero continuar crescendo a nível mundial, sem pensar em um resultado específico, pois não quero me limitar, quero me preparar para estar entre os melhores do mundo.”

Continue arrastando para cima ☝☝☝ para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 👇⚡!

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!

VEJA TAMBÉM

AMA Supercross 2026: Tudo o que você precisa saber sobre a segunda etapa | San Diego

Neste sábado, todas as atenções se voltam para San...

Sportech renova com à Yamaha Brasil e fortalece parceria com a GET pelo segundo ano consecutivo

A Sportech, distribuidora brasileira de marcas globais referência em...

Sportech renova com à Yamaha Brasil e fortalece parceria com a GET pelo segundo ano consecutivo

A Sportech, distribuidora brasileira de marcas globais referência em performance e tecnologia para esportes...

ENTREVISTAS

SORTEIO: concorra a uma CR 125 por apenas R$0,99! CLIQUE E SAIBA MAIS

QUE TAL LEVAR PARA CASA UMA CR 125? A lendária e raríssima Honda CR...

2ª edição do Festival MTB será a atração para os ciclistas Sul-mineiros no dia...

No dia 12 de agosto, Varginha/MG será palco da 2ª edição do MTB Festival. O evento que agitou os ciclistas Sul Mineiros no ano...

BIKE: Equipe ‘Edson Rezende Bike Team’ garante o título na Copa Soul Internacional, em...

O time 'Edson Rezende Bike Team' esteve presente no último final de semana na terceira etapa da Copa Soul Internacional, válida também pelo Campeonato...

Henrique Avancini é Top 10 na prova de Cross Country Olímpico de Banyoles, na Espanha

Na manhã do último domingo, foi disputada em Banyoles, na Espanha, a prova de...

Lucas Borba conquista pódio no Red Bull Valparaíso Cerro Abajo

Red Bull Valparaíso Cerro Abajo é o downhill urbano mais insano do planeta. Quem...

Paulistas de MTB movimentam o ciclismo em março

O ciclismo paulista terá um mês de março com bastante atividade. Além da prova...

Kenda Open Cup MTB 2023 contará com cobertura completa Show Radical

Maratona ocorre nas montanhas e vales do interior de SP e Sul de Minas....

Bikes: Conheça todos os campeões da 36ª edição do Rally Piocerá

No circuito de bikes, 17 atletas finalizaram os cinco dias de Piocerá na Rota...

Bikes: Primeiro dia do Rally Piocerá 2023 é marcado por chuva, areia e muita velocidade em Barreirinhas (MA)

A primeira etapa da prova de bikes de MTB Cross-Country XCS do Rally Piocerá...

Sense Factory Racing apresenta Marcela Lima. Atleta vai focar na disputa do XCE em 2023.

A ciclista Marcela Lima, de apenas 22 anos é a mais nova integrante da...

Sherman Trezza e Patrícia Loureiro conquistam o título brasileiro de E-MTB XCO no MTB Weekend

A edição inédita do MTB Weekend teve fim neste domingo (4) sendo encerrada em...

4º etapa do PUMP League Brasil acontece nesse fim de semana no Mobai Bike Land

Pump League Brasil???????? Mobai Bike Land Dias 03 e 04 de dezembro 2022...

ASW celebra quatro décadas de história com festa na pista

A ASW completa 40 anos e prepara uma comemoração especial para marcar sua trajetória no universo off-road. No dia 25 de janeiro, o ASW Offroad Park, em Mogi das Cruzes (SP), será palco de um evento que reunirá pilotos, fãs e apaixonados pela modalidade em um...

A Moto-Master Brake Systems é a nova marca distribuída com exclusividade, no Brasil, pela SPORTECH

Com um portfólio focado em alta performance e compatível com os principais modelos de...

Acerbis Brasil é anunciada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026

A Acerbis Brasil está oficialmente confirmada como patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Enduro 2026,...

Ducati Desmo450 MX Factory: moto de motocross mais leve, potente e pronta para corrida

Um ano após a estreia da Desmo450 MX, a Ducati apresenta a versão Factory,...

ATUALIZAÇÃO completa sobre Justin Barcia #51 após forte queda em Anaheim 1 | Supercross

O norte-americano Justin Barcia viveu momentos de grande apreensão durante a rodada de abertura...

LS SHOW: esquenta para abertura do AMA Supercross 2026, com participação especial de Balbi Jr

Acompanhe o "esquenta" do LS Show para abertura do AMA Supercross 2026. Um bate-papo...

AMA Supercross 2026: expectativas para Anaheim 1, estatísticas das aberturas e vencedores da 250SX e 450SX na história da etapa

O AMA Supercross 2026 chega com grandes expectativas na 450SX e na 250SX. Cooper...

AMA Supercross 2026: Eli Tomac domina na 450 e Max Anstie vence na 250 em Anaheim

A temporada 2026 do AMA Supercross começou em grande estilo neste sábado, em Anaheim, com disputas eletrizantes...

Durag Factory Racing amplia atuação internacional com foco em off-road e on-road na AIMExpo 2026 em Anaheim

A Durag Factory Racing, marca brasileira especializada em coroas e pinhões para motocicletas off-road...
Translate »