A Yamaha confirmou a contratação do espanhol Rubén Fernández para integrar a equipe Yamaha Factory Racing MXGP na temporada 2027 do MXGP. O piloto de 27 anos chega para reforçar a equipe na principal categoria da competição.
Natural de Vigo, na Espanha, Fernández disputará o campeonato a bordo da YZ450FM. Ele dividirá a equipe com o esloveno Tim Gajser, pentacampeão mundial. A contratação marca também um novo momento para a fabricante japonesa, que passará a operar com uma estrutura interna centralizada na sede da Yamaha Racing, em Gerno di Lesmo, na Itália.
Após passagem pela Honda, Fernández retorna à Yamaha trazendo resultados expressivos na categoria MXGP. Sua trajetória inclui a primeira vitória em um GP, conquistada em 2023 na Argentina. Naquele mesmo ano, terminou o campeonato na quinta colocação geral. Já em 2025, alcançou o quarto lugar na classificação final.
Alexandre Kowalski, gerente de corridas off-road da Yamaha Motor Europe:
“Estamos muito satisfeitos em receber Rubén de volta à família Yamaha.
Sua chegada coincide com uma nova era para a Yamaha, à medida que fazemos a transição para uma operação totalmente interna. Com sede em nossa nova sede em Gerno di Lesmo, nossa equipe MXGP agora se beneficiará da mesma engenharia avançada e experiência técnica de nossos projetos MotoGP e WorldSBK.
Ao colocar esses esforços sob o mesmo teto, estamos fornecendo a Rubén uma plataforma de classe mundial. Ele sabe o que é preciso para vencer, e estamos confiantes de que, com o apoio da equipe e da nova infraestrutura, ele terá todas as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos.”
Rubén Fernández:
“Estou animado para o próximo capítulo da minha carreira e o novo ambiente. Depois de passar tantos anos com a mesma equipe, as mesmas pessoas e a mesma bicicleta, estou realmente ansioso por essa mudança.
Tudo é novo — as pessoas, a bicicleta, a equipe — e estou ansioso pelo novo desafio. É realmente motivador. Sinto que essa mudança é exatamente o que preciso para seguir em frente e dar o próximo passo na minha carreira. Mal posso esperar para começar a trabalhar.
Estou realmente ansioso para testar a moto, pois ainda não tive a chance de andar nela. Então, isso é algo pelo qual estou ansioso. Eu estive com a Yamaha no passado; lembro-me de gostar muito do chassi e da maneira como ele foi manuseado.
Embora eu saiba que a YZ450F é diferente da YZ250F, e as bicicletas se desenvolveram ao longo dos anos, tenho certeza de que posso aproveitar ao máximo essa oportunidade. Espero que, junto com a equipe, possamos lutar consistentemente na frente e que eu possa mostrar todo o meu potencial.”










