Início MOTO Jett Lawrence inicia o SuperMotocross World Championship com uma vitória impressionante e...

Jett Lawrence inicia o SuperMotocross World Championship com uma vitória impressionante e Haiden Deegan domina a classe 250SMX

Riders Inc

Concord, N.C. (7 de setembro de 2024) – Jett Lawrence, da equipe Honda HRC Progressive, retornou às competições de forma espetacular ao conquistar a vitória geral no Playoff 1 das finais do SuperMotocross World Championship 2024, patrocinado pela Monster Energy. Após ficar de fora da maior parte da temporada do Pro Motocross, o atual campeão do SMX mostrou que não perdeu velocidade nem resistência, protagonizando uma emocionante batalha pela vitória na última bateria e garantindo o triunfo geral no zMAX Dragway no Charlotte Motor Speedway.

O Playoff 1 do SuperMotocross no zMAX Dragway apresentou condições climáticas ideais e uma pista desafiadora, proporcionando um palco perfeito para os melhores atletas iniciarem a disputa pelo prêmio total de 5,5 milhões de dólares. Foto: Feld Motor Sports, Inc.

Eli Tomac, da Monster Energy Yamaha Star Racing, dominou a primeira bateria da 450SMX na pista híbrida e de alta velocidade do SuperMotocross. Ele liderou boa parte da segunda bateria, mas terminou em segundo lugar após uma acirrada disputa com Lawrence. Os resultados do evento de SuperMotocross são determinados pela soma das pontuações das duas baterias, o que garantiu a Tomac o segundo lugar geral, com (1-2) nas baterias. O recém-coroado campeão do AMA Pro Motocross, Chase Sexton, da Red Bull KTM Factory Racing, esteve na disputa em ambas as baterias de 20 minutos mais uma volta, mas teve que se contentar com o terceiro lugar geral, após os dois líderes se distanciarem dele no final da última bateria. Na Classe 250SMX, Haiden Deegan, da Monster Energy Yamaha Star Racing, impressionou com suas duas vitórias nas baterias, após começar no meio do pelotão em ambas. Deegan garantiu a vitória geral na 250SMX de forma convincente.

“Surpreendi a mim mesmo mais do que vocês, acho. O ritmo de corrida [foi] um pouco diferente do treino. Mas isso foi muito legal. Lembro que em 2023 eu dizia que queria muito disputar com Eli no motocross, e isso é o mais próximo que chegamos do motocross, então foi incrível fazer isso. Posso dizer que um objetivo foi alcançado, ou que risquei mais um item da lista de desejos. Estou muito empolgado por estar aqui de novo, e sim, estou de volta!” – Jett Lawrence, após sua vitória na segunda bateria.

“Senti-me muito bem. Foi por pouco. A seção de ritmo me pegou. [Jett] foi melhor na areia também, mas senti que conseguiria me manter. Mas naquela seção de ritmo, assim que comecei a errar o salto quádruplo, e depois não consegui fazer o ‘over-over’ tão bem, [perdi tempo], então estou tentando aprender com isso. De qualquer forma, foi um dia muito divertido, [e] senti-me muito bem na moto. Foi incrível ter aquele fluxo de novo… [ao ser perguntado por que parou de saltar o quádruplo na seção de ritmo da pista] No ‘step-on step-off’, o pouso ficou um pouco fundo na parte de baixo da transição. Então, não me senti confortável para acelerar com tudo na rampa. Fui muito conservador, joguei pelo seguro, e isso me custou.” – Eli Tomac.

“Definitivamente temos muito a melhorar. Senti-me um pouco como em Chicago no ano passado, me esforçando ao máximo, mas sem ir tão rápido. Então preciso encontrar mais conforto, mas esses caras estão andando muito bem. Para ser honesto, eles me superaram hoje, então preciso melhorar. Temos mais duas rodadas, as que realmente contam. Obviamente, essa tem pontuação simples, depois vêm os pontos dobrados e triplicados, então estou focado em melhorar e realmente capitalizar na última corrida.” – Chase Sexton, quando perguntado se se sentiu confortável na pista de SuperMotocross.

Na Classe 250SMX, Haiden Deegan varreu as duas baterias com impressionantes recuperações após largadas no meio do pelotão, ultrapassando praticamente todos os principais pilotos. Julien Beaumer, da Red Bull KTM Factory Racing, liderou várias voltas na primeira bateria e esteve entre os primeiros colocados na segunda, conquistando seu primeiro pódio profissional. Levi Kitchen, da Monster Energy Pro Circuit Kawasaki, abriu uma boa vantagem no início da segunda bateria, mas acabou em segundo lugar, após ser ultrapassado por Deegan nos minutos finais da corrida.

“Sim, precisamos voltar ao trabalho esta semana. Quando eu voltar, vamos trabalhar. Porque, embora eu tenha feito 1-1 hoje, houve muitos erros, e não estou satisfeito com isso… Mas foi bom ganhar a primeira, foi um bom objetivo [para] riscar da lista.” – Haiden Deegan, ao ser questionado sobre suas largadas no meio do pelotão.

“Sim, é muito importante liderar essas voltas e ter boas largadas como essa. Isso é fundamental para a confiança, e depois daquela primeira bateria eu estava muito confiante. Cometi muitos erros nas primeiras voltas [da segunda bateria], [mas] consegui me recuperar um pouco no meio, e naquela última volta cometi mais um grande erro. Mas consegui segurar o Jo [Shimoda]; ele está andando muito bem, assim como o Haiden, todos andaram muito bem hoje, então estou muito animado por estar aqui e pronto para Dallas.” – Julien Beaumer, ao ser questionado sobre a importância da confiança após conquistar seu primeiro pódio profissional.

“Você nunca sabe. É corrida. Eu realmente não sabia que estava tão bem no início. Senti que não conseguia abrir vantagem. Mas foi uma boa corrida. Fiquei feliz em me recuperar depois da primeira. Foi um pouco emocionante fazer o ‘holeshot’ e ver a bandeira vermelha [após a primeira largada da bateria de abertura]. Se há um [evento em que] eu poderia estar um pouco abaixo, definitivamente seria este. Temos pontos dobrados e depois triplicados, então estou ansioso para as próximas duas corridas.” – Levi Kitchen, ao ser perguntado se achou que venceria a segunda bateria, quando abriu uma boa vantagem no início da corrida.

Entre as corridas profissionais, um grupo seleto de promissores jovens pilotos amadores competiu no evento 65cc World All-Stars. Diferente das duas baterias dos profissionais, esses jovens pilotos, com idades entre 7 e 11 anos, disputaram uma corrida de 8 minutos mais uma volta na mesma pista que os profissionais utilizaram.

Chase Brennan, da KTM, cruzou a linha de chegada em segundo lugar, mas, após a penalização de outro piloto por uma infração de salto, Brennan foi declarado o vencedor da corrida 65cc World All-Stars. Foto: Feld Motor Sports, Inc.

O Playoff 2 do SuperMotocross acontece no próximo sábado, 14 de setembro, no Texas Motor Speedway, em Fort Worth, Texas. A competição se intensifica com a pontuação dobrada no Playoff 2. E apenas sete dias depois, os pilotos disputam o SuperMotocross World Championship em 21 de setembro, no The Strip at Las Vegas Motor Speedway. O evento final oferece pontuação triplicada e o enorme prêmio de 1 milhão de dólares para o vencedor da Classe 450SMX e 500 mil dólares para a Classe 250SMX.

Assista aos HighLights das corridas das 250cc:

Assista aos HighLights das corridas das 450cc:

Continue arrastando para cima  para conferir todos os patrocinadores do site Show Radical 

– Clicando no anuncio das empresas você é direcionado ao site da marca!

Google search engine